Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/969
Title: Ensino e aprendizagem colaborativa na educação formal, a partir de uma webquest como interface do processo no estudo de teologia
metadata.dc.creator: Reis, Edilson Joaquim dos
metadata.dc.contributor.advisor1: Reblin, Iuri Andréas
Keywords: Tecnologia;Ensino-aprendizagem;WebQuest;Teologia;Technology;Teaching-learning;WebQuest;Theology
Issue Date: 11-Apr-2019
Publisher: Faculdades EST
Series/Report no.: TMP;638
metadata.dc.description.resumo: Estudo sobre a utilização das novas tecnologias da informação e da comunicação na prática pedagógica como possibilidade de aplicação para aulas de teologia. Por meio de uma investigação exploratória, qualitativa, que utiliza, quanto aos procedimentos técnicos, a pesquisa bibliográfica e a telematizada, este estudo se ocupa com a reflexão e a apresentação da WebQuest como aplicativo educativo para o ensino da teologia a partir da seguinte problematização: como a WebQuest pode ser uma importante interface do aprendizado colaborativo para o ensino da teologia? Em outras palavras, a investigação reside antes na apresentação de uma possibilidade pedagógica para a teologia que a discussão sobre o ensino de teologia em si. Tendo principalmente como referencial teórico os estudos de José Manuel Moran, Pierre Lévy, Edgar Morin, Lisbete Barbosa e Celina Abar, esta pesquisa está organizada em três partes. Na primeira, problematiza-se o uso e o impacto das novas tecnologias da informação e comunicação em processos educativos. Na segunda, aprofunda-se a discussão concentrando-se na apresentação de aplicativos educativos como o Google for Education e, em especial, a WebQuest. Por fim, na terceira parte, apresenta-se um guia de passo a passo para a construção de uma WebQuest e, em seguida, uma aplicação da ferramenta na elaboração de uma atividade ilustrativa para aula de teologia. O estudo aponta, em vias de conclusão, que a utilização da WebQuest conduz discentes a assumir uma postura mais colaborativa e proativa na realização das atividades educacionais, o que implica positivamente no fortalecimento de sua autonomia e na interação pedagógica. O uso da WebQuest como instrumento de apoio para a aprendizagem de conteúdos de teologia contribui para uma ressignificação da internet e na apropriação de conteúdos dentro e fora de sala de aula.
Description: 75 p.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/969
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
reis_ej_tmp638.pdfTexto completo pdf6.27 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons