Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/969
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorReis, Edilson Joaquim dos-
dc.date.accessioned2019-05-16T19:07:28Z-
dc.date.available2019-05-16T19:07:28Z-
dc.date.issued2019-04-11-
dc.identifier.urihttp://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/969-
dc.description75 p.pt_BR
dc.description.abstractThis is a study about the use of new technologies of information and of communication in pedagogical practice as a possibility for being applied to theology classes. Through an explorative, qualitative investigation which uses as its technical procedures, bibliographic and telematized research, this study occupies itself with a reflection about and the presentation of WebQuest as an educational applicative for teaching theology based on the following problematization: how can WebQuest be an important interface of collaborative learning for teaching theology? In other words, the investigation focuses more on the presentation of a pedagogical possibility for theology than a discussion about the teaching of theology per se. Having as theoretical references the studies of José Manuel Moran, Pierre Lévy, Edgar Morin, Lisbete Barbosa and Celina Abar, this research is organized in three parts. In the first, the use and impact of new technologies of information and communication in educational processes is problematized. In the second, the discussion is deepened concentrating on the presentation of educational applicatives such as Google for Education and, especially, the WebQuest. Finally, in the third part, a step by step guide is presented for the construction of a WebQuest, and, following, an application of the tool in the elaboration of an illustrative activity for a theology class. In conclusion, the study points out that the use of the WebQuest leads students to assume a more collaborative and proactive posture in carrying out educational activities, which positively implies in the strengthening of their autonomy and in pedagogical interaction. The use of the WebQuest as a support instrument for learning theological content contributes to a re-signification of the internet and to better appropriation of the contents within and outside the classroom.en
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherFaculdades ESTpt_BR
dc.relation.ispartofseriesTMP;638-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectWebQuestpt_BR
dc.subjectTeologiapt_BR
dc.subjectTechnologyen
dc.subjectTeaching-learningen
dc.subjectWebQuesten
dc.subjectTheologyen
dc.titleEnsino e aprendizagem colaborativa na educação formal, a partir de uma webquest como interface do processo no estudo de teologiapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Saldanha, Marcelo Ramos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4200614346009205pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Ruben Marcelino Bento da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9593405992540974pt_BR
dc.description.resumoEstudo sobre a utilização das novas tecnologias da informação e da comunicação na prática pedagógica como possibilidade de aplicação para aulas de teologia. Por meio de uma investigação exploratória, qualitativa, que utiliza, quanto aos procedimentos técnicos, a pesquisa bibliográfica e a telematizada, este estudo se ocupa com a reflexão e a apresentação da WebQuest como aplicativo educativo para o ensino da teologia a partir da seguinte problematização: como a WebQuest pode ser uma importante interface do aprendizado colaborativo para o ensino da teologia? Em outras palavras, a investigação reside antes na apresentação de uma possibilidade pedagógica para a teologia que a discussão sobre o ensino de teologia em si. Tendo principalmente como referencial teórico os estudos de José Manuel Moran, Pierre Lévy, Edgar Morin, Lisbete Barbosa e Celina Abar, esta pesquisa está organizada em três partes. Na primeira, problematiza-se o uso e o impacto das novas tecnologias da informação e comunicação em processos educativos. Na segunda, aprofunda-se a discussão concentrando-se na apresentação de aplicativos educativos como o Google for Education e, em especial, a WebQuest. Por fim, na terceira parte, apresenta-se um guia de passo a passo para a construção de uma WebQuest e, em seguida, uma aplicação da ferramenta na elaboração de uma atividade ilustrativa para aula de teologia. O estudo aponta, em vias de conclusão, que a utilização da WebQuest conduz discentes a assumir uma postura mais colaborativa e proativa na realização das atividades educacionais, o que implica positivamente no fortalecimento de sua autonomia e na interação pedagógica. O uso da WebQuest como instrumento de apoio para a aprendizagem de conteúdos de teologia contribui para uma ressignificação da internet e na apropriação de conteúdos dentro e fora de sala de aula.pt_BR
dc.publisher.countryBRpt_BR
dc.publisher.departmentTeologiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Teologiapt_BR
dc.publisher.initialsESTpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8746783493336689pt_BR
dc.contributor.advisor1Reblin, Iuri Andréas-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4008773551065957pt_BR
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
reis_ej_tmp638.pdfTexto completo pdf6.27 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons