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Title: Política educacional e organizacional do curso geografia licenciatura no centro de estudos superiores de Imperatriz da Universidade Estadual do Maranhão em Imperatriz/MA: perspectiva da ética e da gestão
metadata.dc.creator: Araújo, Maria do Rosário Sá
metadata.dc.contributor.advisor1: Sinner, Rudolf Eduard von
Keywords: Educação Superior;Instituição Educacional;Gestão;Ética;Higher Education;Educational Institution;Management;Ethics
Issue Date: 14-Jun-2018
Publisher: Faculdades EST
Series/Report no.: TMP;581
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho final trata da política educacional e organizacional do curso de Geografia no Centro de Estudos Superiores de Imperatriz-Maranhão, no aspecto da ética e da gestão. Com finalidade de refletir sobre as obrigações da gestão, coordenação e estruturação, no campo ético, do curso em estudo, com a expectativa de outra maneira de ver a relação entre docentes/gestores e gestoras do referido curso. Trata-se de pesquisa bibliográfica e documental, Analisaram-se os procedimentos por meio do levantamento dos dados do curso com sua fundação em 1987 até a unificação das estruturas curriculares ocorridas em 2014. Quanto às técnicas de pesquisas realizadas, foram utilizadas: a leitura de informações no espaço de trabalho; apreciações de atas; regimentos; e de fontes teóricas para a estruturação do trabalho final. A motivação apareceu da vontade de resgatar o histórico do Curso de Geografia do CESI/UEMA, com a pretensão de melhorar sua estruturação e organização como peças fundamentais para existência do respeito, da empatia, da alteridade, da colaboração e do cumprimento das Normas Gerais do Ensino de Graduação. Dentro desse quadro, o objeto da pesquisa foi o processo de gestão, de organização e estruturação, do curso de Geografia Licenciatura, CESI/UEMA (1987 – 2014), sob perspectiva da ética. O mesmo tem entusiasmo de crescimento, na busca de melhorar a qualidade de ensino. Existe um vigor nessa investigação, na objetividade das ações onde passou por muitas etapas seguidas, diversos caminhos percorridos, para a formação de um ou uma profissional capaz de atender às nuances da realidade socioespacial, cultural, educacional e tecnológica, no âmbito regional e local, na cidade de Imperatriz/Maranhão, tendo como sugestão uma proposta de princípios de conduta ética a fim de firmar um ambiente educacional que contenha toda a organização adequada e necessária para o bom andamento e funcionamento do curso.
Description: 134 p.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/945
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