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Title: Concepção do modelo de gestão escolar à luz de princípios éticos baseados em valores cristãos
metadata.dc.creator: Mercês, Rutiane Peixoto das
metadata.dc.contributor.advisor1: Schreiber, Dusan
Keywords: ÉTICA E GESTÃO;Gestão;Ética;Valores Cristãos;Management;Ethics;Christian Values
Issue Date: 5-Jan-2017
Publisher: Faculdades EST
Series/Report no.: TMP;496
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho é um breve estudo de postulados referentes à ética, a respeito da maneira como ela é construída fundamentada nos postulados teóricos acerca do modelo de gestão escolar. Por isso, à luz dos princípios éticos, no sentido de demonstrar a possível existência de uma maneira de melhor conduzir uma gestão pautada em valores cristãos, uma vez que nos dias atuais muito se tem falado em valores posto que eles não sejam imutáveis, o primeiro capítulo aborda prioritariamente alguns conceitos teóricos que fazem referência à ética sob a luz de autores que se dobram sobre a temática. Por sua vez, no segundo capítulo abordam-se os princípios éticos vinculados às caracterizações dos valores cristãos ligados à gestão espiritualizada. Nesse sentido, explanaremos ainda o Código de Ética do Serviço Público - Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos Civis da Administração Direta, das Autarquias e das Fundações Públicas do Estado do Pará, Lei 5810/1994, a fim de fundamentar a categoria dos servidores públicos tão necessários aos Estados. Nesse sentido, no terceiro capítulo reflete-se acerca da gestão em suas múltiplas facetas, e de forma a ser abordada pelas instituições como um campo de saber útil ao desenvolvimento da instituição, sendo necessário ainda que sejam estabelecidas as bases conceituais da gestão a fim de traçar um arcabouço teórico metodológico para tratar a gestão escolar, tema tão necessário no meio educacional. Por fim, o quarto capítulo se ocupa dos processos e métodos de pesquisa, a qual foi conduzida por intermédio de análise documental que sustentou o presente estudo e se deu em duas etapas específicas, a saber, a primeira: realizada por meio de um breve apanhado da trajetória da instituição, bem como uma explanação dos marcos referenciais; a segunda: realizada por meio da consideração dos percursos e resultados analisados a fim de averiguar a concepção do modelo de gestão escolar, bem como de suas bases efetivas.
Description: 75 p.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/757
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