Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/754
Title: | A influência da ética para gestão democrática nas escolas: uma análise da gestão escolar |
metadata.dc.creator: | Soares, Francisco Edésio Carlos |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Schaper, Valério Guilherme |
Keywords: | ÉTICA E GESTÃO;Gestão escolar;Democracia;Ética;School management;Democracy;Ethics |
Issue Date: | 17-Jan-2017 |
Publisher: | Faculdades EST |
Series/Report no.: | TMP;487 |
metadata.dc.description.resumo: | O presente trabalho de mestrado tem como tema a gestão escolar, enquanto democrática e pautada pela ética. Em tempos de valores cada vez menos sólidos e descartáveis, a escola se mostra fundamental para o desenvolvimento da capacidade crítica dos educandos. As instituições brasileiras, ainda que democráticas em suas definições, se mostram verticais nas suas relações. A escola, por sua ação reflete essa verticalidade. O desafio da gestão escolar está para além de proporcionar o conhecimento empírico somente, mas para a construção conjunta de um projeto pedagógico que vise à construção da cidadania. Assim, através de pesquisa bibliográfica, destacam-se os conceitos de democracia e ética, fundamentais para a consciência participativa e de conduta responsável. Tais conceitos são fundamentais para a gestão escolar conduzir de forma eficiente a administração escolar, como mediadora e facilitadora na construção de um conhecimento reflexivo e na mediação da cidadania. |
Description: | 72 p. |
URI: | http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/754 |
Appears in Collections: | Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
soares_fec_tmp487.pdf | Texto completo | 567.26 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.