Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/754
Title: A influência da ética para gestão democrática nas escolas: uma análise da gestão escolar
metadata.dc.creator: Soares, Francisco Edésio Carlos
metadata.dc.contributor.advisor1: Schaper, Valério Guilherme
Keywords: ÉTICA E GESTÃO;Gestão escolar;Democracia;Ética;School management;Democracy;Ethics
Issue Date: 17-Jan-2017
Publisher: Faculdades EST
Series/Report no.: TMP;487
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho de mestrado tem como tema a gestão escolar, enquanto democrática e pautada pela ética. Em tempos de valores cada vez menos sólidos e descartáveis, a escola se mostra fundamental para o desenvolvimento da capacidade crítica dos educandos. As instituições brasileiras, ainda que democráticas em suas definições, se mostram verticais nas suas relações. A escola, por sua ação reflete essa verticalidade. O desafio da gestão escolar está para além de proporcionar o conhecimento empírico somente, mas para a construção conjunta de um projeto pedagógico que vise à construção da cidadania. Assim, através de pesquisa bibliográfica, destacam-se os conceitos de democracia e ética, fundamentais para a consciência participativa e de conduta responsável. Tais conceitos são fundamentais para a gestão escolar conduzir de forma eficiente a administração escolar, como mediadora e facilitadora na construção de um conhecimento reflexivo e na mediação da cidadania.
Description: 72 p.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/754
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
soares_fec_tmp487.pdfTexto completo567.26 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.