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http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/699
Title: | No limiar da linguagem a consciência religiosa e o (re)fazer teológico em Friedrich Schleiermacher |
metadata.dc.creator: | Zilse, Raphaelson Steven |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Sinner, Rudolf Eduard von |
Keywords: | Schleiermacher;Modernidade;Linguagem;Consciência;Teologia;Modernity;Language;Consciousness;Theology;TEOLOGIA E HISTÓRIA |
Issue Date: | 7-Mar-2016 |
Publisher: | Faculdades EST |
Series/Report no.: | TM;317 |
metadata.dc.description.resumo: | A partir da inter-relação existente no pensamento de Schleiermacher entre a forma com a qual trabalha a linguagem, a consciência e a religião, o intento desta pesquisa é mostrar tais reflexões como pressupostos para o desenvolvimento de uma noção de reflexão teológica como um processo de fazer e refazer teológico, consciente de sua dupla historicidade, dentro de um contexto mais amplo e de um mais específico. Para isto, pretende-se traçar um caminho que possibilite uma possível reconstrução de momentos chaves de sua reflexão que culminarão em sua magnum opus “Der christliche Glaube” (“A Fé Cristã”). O primeiro momento analisado abrange desde antes de seu nascimento até c.1796, antes de sua ida para Berlim, e tem como foco três grandes influências sobre seu pensar, respectivamente, o Pietismo e os filósofos Immanuel Kant e Baruch de Espinosa, além do legado deste último suscitado no séc. XVIII. O segundo momento consiste de uma análise da própria estruturação de sua reflexão, primeiramente vinda a público sob a obra “Über die Religion” (“Sobre a Religião”). Nesta, ele expõe muito do que vem construindo ao longo dos anos precedentes, em especial a partir de seu diálogo com as três influências mencionadas anteriormente, na tentativa de apresentar aquilo que compreende como a essência da religião, cuja característica essencial é a precedência da experiência sobre qualquer conceituação. Ainda neste segundo momento, examinar-se-á também a estruturação de sua noção da construção dialógica do conhecer, a partir de suas palestras na Universidade de Berlim, construindo seu fundamento filosófico denominado de Dialética. Este é um momento em que explicitamente pode-se ver o diálogo com Kant e Espinosa (além do pano de fundo pietista), onde apresenta sua interpretação do conhecimento como um processo de construção dialógica individual e comunitária do conhecer a partir da conscientização da relação entre ser e pensar, o orgânico e o intelectual. O último ponto a ser trabalhado nesta pesquisa é a forma com a qual Schleiermacher desenvolve sua reflexão teológica, a partir da estruturação do que seria o estudo teológico como um processo duplamente histórico, conforme apresenta em sua “Kurze Darstellung” (“Breve Apresentação”), e a partir do que pode ser definido como seu próprio refazer teológico, exposto em sua “Der christliche Glaube”, focando especialmente a Introdução desta, onde explicitamente relaciona sua reflexão precedente com o estabelecimento de algumas chaves hermenêuticas com as quais desdobrará sua obra doutrinal, a exemplo da autoconsciência imediata e a historicidade contextual da linguagem. |
Description: | 156 p. : il. |
URI: | http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/699 |
Appears in Collections: | Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST |
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