Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/562
Title: O ensino religioso na escola como elemento indispensável na formação integral do ser humano
metadata.dc.creator: Meneses, Rosival Sanches
metadata.dc.contributor.advisor1: Klein, Remi
Keywords: Formação integral do ser humano;Ensino religioso;Fundamentos legais do ensino religiosos;RELIGIÃO E EDUCAÇÃO;Holistic formation of the human being;Religious education;Legal foundations for religious education;Teacher training;Praxis of religious education;Formação docente;Práxis do ensino religioso
Issue Date: 19-Aug-2014
Publisher: Faculdades EST
Citation: MENESES, Rosival Sanches. O ensino religioso na escola como elemento indispensável na formação integral do ser humano. 2014. 96 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2014.
metadata.dc.description.resumo: A constatação da necessidade da presença do Ensino Religioso na escola, como base para a formação integral do ser humano, nos provocou uma motivação para a construção desta pesquisa, que procura em uma perspectiva de investigação, através de um estudo bibliográfico, mostrar a importância da presença do Ensino Religioso, cujo objetivo principal é compreender a proposta atual do Ensino Religioso na escola e a sua importância na formação integral do ser humano. São observados os fundamentos históricos e legais do Ensino Religioso no Brasil, a partir de um breve panorama, fazendo uma leitura de textos de autores que abordam a evolução do tema na LDBEN e nas constituições brasileiras desde o início da República, onde se podem constatar as raízes históricas desse entrelaçar de interesses; logo em seguida procura entender a proposta atual para o Ensino Religioso, a partir da Constituição de 1988. A legislação comprova e apresenta na atualidade o Ensino Religioso no espaço público e laico, como disciplina facultativa. Nesta dissertação é apresentado também o resultado de uma pesquisa do mapa do Ensino Religioso no Estado da Bahia. É feita uma análise da construção do conhecimento religioso, a partir dos PCNER (Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Religioso), fazendo um paralelo dos ciclos da vida com a educação por ciclos e, da convivência com a diversidade e novas tendências procurando mostrar que a escola e o Ensino Religioso podem ser um espaço de entendimento e respeito ao outro. Também são analisados os fundamentos pedagógicos e metodológicos do Ensino Religioso em termos de currículo, formação docente e práxis.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/562
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
meneses_rs_tm290.pdf534.56 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.