Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/562
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMeneses, Rosival Sanches
dc.date.accessioned2016-07-25T15:46:45Z-
dc.date.available2015-09-23
dc.date.available2016-07-25T15:46:45Z-
dc.date.issued2014-08-19
dc.identifier.citationMENESES, Rosival Sanches. O ensino religioso na escola como elemento indispensável na formação integral do ser humano. 2014. 96 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2014.por
dc.identifier.urihttp://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/562-
dc.description.abstractObserving the need for the presence of Religious Education in the school as a base for the holistic formation of the human being, provoked in us a motivation for the construction of this research which seeks, through a perspective of investigation through a bibliographic study, to show the importance of the presence of Religious Education. The main goal is to understand the current proposal of Religious Education in the school and its importance for the holistic formation of the human being. The historical and legal foundations of Religious Education in Brazil are observed based on a brief panorama of the reading of texts of authors who dealt with the evolution of the theme in the LDBEN and in the Brazilian constitutions from the beginning of the Republic, where one can perceive the historical roots of this intertwining of interests; after this we seek to understand the current proposal for Religious Education based on the 1988 Constitution. The legislation proves and presents the current situation of Religious Education in the public and lay space as an optional discipline. This thesis also presents the results of a research of the map of Religious Education in the State of Bahia. An analysis is made of the construction of religious knowledge based on the PCNER (Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Religioso [National Curricular Parameters of Religious Education]), making a parallel of the life cycles with the cycles of education and, of the communal interaction with diversity and new tendencies seeking to show that the school and Religious Education can be a space of understanding and respect for the other. The pedagogical and methodological foundations of Religious Education are also analyzed in terms of curriculum, teacher training and praxis.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherFaculdades ESTpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFormação integral do ser humanopor
dc.subjectEnsino religiosopor
dc.subjectFundamentos legais do ensino religiosospor
dc.subjectRELIGIÃO E EDUCAÇÃOpor
dc.subjectHolistic formation of the human beingeng
dc.subjectReligious educationeng
dc.subjectLegal foundations for religious educationeng
dc.subjectTeacher trainingeng
dc.subjectPraxis of religious educationeng
dc.subjectFormação docentepor
dc.subjectPráxis do ensino religiosopor
dc.titleO ensino religioso na escola como elemento indispensável na formação integral do ser humanopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.referee1Brandenburg, Laude Erandi
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2720814127433525por
dc.contributor.referee2Junqueira, Sérgio Rogério Azevedo
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8648726976057922por
dc.description.resumoA constatação da necessidade da presença do Ensino Religioso na escola, como base para a formação integral do ser humano, nos provocou uma motivação para a construção desta pesquisa, que procura em uma perspectiva de investigação, através de um estudo bibliográfico, mostrar a importância da presença do Ensino Religioso, cujo objetivo principal é compreender a proposta atual do Ensino Religioso na escola e a sua importância na formação integral do ser humano. São observados os fundamentos históricos e legais do Ensino Religioso no Brasil, a partir de um breve panorama, fazendo uma leitura de textos de autores que abordam a evolução do tema na LDBEN e nas constituições brasileiras desde o início da República, onde se podem constatar as raízes históricas desse entrelaçar de interesses; logo em seguida procura entender a proposta atual para o Ensino Religioso, a partir da Constituição de 1988. A legislação comprova e apresenta na atualidade o Ensino Religioso no espaço público e laico, como disciplina facultativa. Nesta dissertação é apresentado também o resultado de uma pesquisa do mapa do Ensino Religioso no Estado da Bahia. É feita uma análise da construção do conhecimento religioso, a partir dos PCNER (Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Religioso), fazendo um paralelo dos ciclos da vida com a educação por ciclos e, da convivência com a diversidade e novas tendências procurando mostrar que a escola e o Ensino Religioso podem ser um espaço de entendimento e respeito ao outro. Também são analisados os fundamentos pedagógicos e metodológicos do Ensino Religioso em termos de currículo, formação docente e práxis.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentTeologiapor
dc.publisher.programPrograma de Teologiapor
dc.publisher.initialsESTpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApor
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5152951909703806por
dc.contributor.advisor1Klein, Remi
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6363213953832880por
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
meneses_rs_tm290.pdf534.56 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.