Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1226
Title: “Mestre, eu?!” Um relato de experiência no curso de mestrado e sua relação com a formação docente
metadata.dc.creator: Dantas, Jessica Rodrigues
metadata.dc.contributor.advisor1: Saldanha, Marcelo Ramos
Keywords: Trabalho docente;Didática;Educação tradicional;Educação humanística;Currículo;Teologia;Teaching work;Didactics;Traditional education;Humanistic education;Curriculum;Theology
Issue Date: 5-Jul-2024
Publisher: Faculdades EST
Citation: DANTAS, Jessica Rodrigues. “Mestre, eu?!” Um relato de experiência no curso de mestrado e sua relação com a formação docente. 2024. 73 p. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação, Faculdades EST, São Leopoldo, 2024.
Series/Report no.: TMP;
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho apresenta a análise de procedimentos didáticos registrados no plano de ensino dos componentes curriculares da linha de Educação Comunitária para Infância e Juventude do mestrado profissional em Teologia da Faculdades EST, com vistas a identificar a coerência na proposta da linha de estudo com os valores e princípios defendidos pela instituição. A pesquisa tem o objetivo de compreender se existe, não só no âmbito da educação básica, como também na educação superior, uma coerência entre o discurso e o fazer docentes. Ela possui um viés qualitativo, tendo em vista que contempla elementos subjetivos provenientes da trajetória de vida da autora, com observações feitas ao longo de seu percurso escolar e profissional, e um viés exploratório-documental, pois tem como base a análise de documentos da instituição e de textos de pensadores da área da educação e da teologia, dentre os quais: Rubem Alves, Jorge Larrosa e Cipriano Luckesi. Os resultados obtidos apontam que, em certa medida, há uma incoerência entre o discurso e o fazer docentes e enaltece a importância da didática humanista, dialógica e sensível como meio utilizado pela pessoa docente capaz de fazê-la transpor formatos tradicionais culturalmente enraizados, no que tange à educação formal no Brasil. A pesquisa resultou em um produto educacional, uma proposta de minicurso intitulada “ Por uma didática Mais humanista”.
Description: 73 p. : il.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1226
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dantas_JR_tmp.pdfTexto completo - PDF1.54 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.