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dc.creatorDantas, Jessica Rodrigues-
dc.date.accessioned2024-11-26T22:31:24Z-
dc.date.available2024-11-26T22:31:24Z-
dc.date.issued2024-07-05-
dc.identifier.citationDANTAS, Jessica Rodrigues. “Mestre, eu?!” Um relato de experiência no curso de mestrado e sua relação com a formação docente. 2024. 73 p. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação, Faculdades EST, São Leopoldo, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1226-
dc.description73 p. : il.pt_BR
dc.description.abstractThis paper presents an analysis of teaching procedures recorded in the teaching plan of the curricular components of the Community Education for Children and Youth line of the professional master's degree in Theology at Faculdades EST, with a view to identifying the coherence in the proposal of the line of study with the values and principles defended by the institution. The research aims to understand whether there is coherence between the discourse and the teaching practice, not only in the context of basic education, but also in higher education. It has a qualitative perspective, considering that it includes subjective elements from the author's life trajectory, with observations made throughout her academic and professional career, and an exploratory-documentary orientation, since it is based on the analysis of documents from the institution and texts by thinkers in the field of education and theology, including: Rubem Alves, Jorge Larrosa and Cipriano Luckesi. The results obtained indicate that, to a certain extent, there is an inconsistency between the discourse and the teaching practice and highlight the importance of humanistic, dialogic and sensitive teaching methods as a means used by teachers to transcend traditional culturally rooted formats, with regard to formal education in Brazil. The research resulted in an educational product, a proposal for a mini-course entitled “For a More Humanistic Teaching Method”.en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFaculdades ESTpt_BR
dc.relation.ispartofseriesTMP;-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTrabalho docentept_BR
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.subjectEducação tradicionalpt_BR
dc.subjectEducação humanísticapt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectTeologiapt_BR
dc.subjectTeaching worken
dc.subjectDidacticsen
dc.subjectTraditional educationen
dc.subjectHumanistic educationen
dc.subjectCurriculumen
dc.subjectTheologyen
dc.title“Mestre, eu?!” Um relato de experiência no curso de mestrado e sua relação com a formação docentept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.rights.licenseLicença Creative Commons: Este trabalho está licenciado sob CC BY-NC-ND 4.0. Para visualizar uma cópia desta licença, visite http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.contributor.referee1Saldanha, Marcelo Ramos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4200614346009205pt_BR
dc.contributor.referee2Brandenburg, Laude Erandi-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2720814127433525pt_BR
dc.contributor.referee3Machado, Renato Ferreira-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5182020903256616pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta a análise de procedimentos didáticos registrados no plano de ensino dos componentes curriculares da linha de Educação Comunitária para Infância e Juventude do mestrado profissional em Teologia da Faculdades EST, com vistas a identificar a coerência na proposta da linha de estudo com os valores e princípios defendidos pela instituição. A pesquisa tem o objetivo de compreender se existe, não só no âmbito da educação básica, como também na educação superior, uma coerência entre o discurso e o fazer docentes. Ela possui um viés qualitativo, tendo em vista que contempla elementos subjetivos provenientes da trajetória de vida da autora, com observações feitas ao longo de seu percurso escolar e profissional, e um viés exploratório-documental, pois tem como base a análise de documentos da instituição e de textos de pensadores da área da educação e da teologia, dentre os quais: Rubem Alves, Jorge Larrosa e Cipriano Luckesi. Os resultados obtidos apontam que, em certa medida, há uma incoerência entre o discurso e o fazer docentes e enaltece a importância da didática humanista, dialógica e sensível como meio utilizado pela pessoa docente capaz de fazê-la transpor formatos tradicionais culturalmente enraizados, no que tange à educação formal no Brasil. A pesquisa resultou em um produto educacional, uma proposta de minicurso intitulada “ Por uma didática Mais humanista”.pt_BR
dc.publisher.countryBRpt_BR
dc.publisher.departmentTeologiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Teologiapt_BR
dc.publisher.initialsESTpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4744705811090817pt_BR
dc.contributor.advisor1Saldanha, Marcelo Ramos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4200614346009205pt_BR
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

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