Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1193
Title: Educação cristã ativa: as metodologias ativas de aprendizagem como processo instrucional de pessoas adultas nas igrejas batistas
metadata.dc.creator: Machado, Héber Martins
metadata.dc.contributor.advisor1: Adam, Júlio Cézar
Keywords: Educação cristã;Metodologias ativas de aprendizagem;Igrejas batistas;Pessoas adultas;Christian education;Active learning methodologies;Baptist churches;Adults
Issue Date: 16-Aug-2023
Publisher: Faculdades EST
Citation: MACHADO, Héber Martins. Educação cristã ativa: as metodologias ativas de aprendizagem como processo instrucional de pessoas adultas nas igrejas batistas. 2023. 117 p. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação, Faculdades EST, São Leopoldo, 2023.
Series/Report no.: TM;
metadata.dc.description.resumo: A educação cristã das pessoas adultas, no âmbito da igreja local, é uma atividade de vital importância para a preservação de sua identidade e para a sua expansão ao longo do tempo. Da maneira como se aplica a educação cristã, considerando não somente os componentes ensinados sejam eles doutrinas, princípios e valores religiosos, éticos ou morais, dependerá o sucesso da empreitada da igreja no que diz respeito à formação cristã das pessoas crentes e, consequentemente, da qualidade e do avanço da igreja local através do tempo. Esta pesquisa analisa o tema da educação cristã ativa como um processo instrucional de pessoas adultas baseado na utilização de metodologias ativas de aprendizagem, buscando analisar compreensivamente o desenvolvimento da educação cristã no transcurso da história desde a pessoa de Jesus Cristo, propondo a transposição dos modelos de educação cristã tradicionais historicamente utilizados nas igrejas chamadas protestantes, notadamente as batistas, para um modelo de educação cristã inovadora, ativa, na qual homens e mulheres sejam elementos protagonistas dentro do processo de ensino e aprendizagem. O estudo se conclui a partir de perspectivas históricas de análise de modelos estratégicos de metodologias ativas de aprendizagem aplicadas à educação cristã de pessoas adultas e da constatação da possiblidade das estruturas denominacionais batistas suportarem a formulação e disseminação de um modelo educacional cristão de pessoas adultas, ativo.
Description: 117 p.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1193
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Machado_HM_tm.pdfTexto completo - PDF1.22 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.