Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1193
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMachado, Héber Martins-
dc.date.accessioned2024-08-26T20:27:43Z-
dc.date.available2024-08-26T20:27:43Z-
dc.date.issued2023-08-16-
dc.identifier.citationMACHADO, Héber Martins. Educação cristã ativa: as metodologias ativas de aprendizagem como processo instrucional de pessoas adultas nas igrejas batistas. 2023. 117 p. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação, Faculdades EST, São Leopoldo, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1193-
dc.description117 p.pt_BR
dc.description.abstractThe Christian education of adults, within the scope of the local church, is an activity of vital importance for the preservation of its identity and its expansion over time. The way in which Christian education is applied, considering not only the components taught, be they doctrines, principles and religious, ethical or moral values, will depend on the success of the church's endeavor with regard to the Christian formation of believers and, consequently, the quality and advancement of the local church over time. This research analyzes the theme of active Christian education as an instructional process for adults based on the use of active learning methodologies, seeking to comprehensively analyze the development of Christian education throughout history since the person of Jesus Christ, proposing the transposition of models of Traditional Christian education historically used in so-called Protestant churches, notably Baptists, for a model of innovative, active Christian education, in which men and women are protagonists within the teaching and learning process. The study is concluded from historical perspectives of analysis of strategic models of active learning methodologies applied to the Christian education of adults and the observation of the possibility of Baptist denominational structures supporting the formulation and dissemination of a Christian educational active model for adults.en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFaculdades ESTpt_BR
dc.relation.ispartofseriesTM;-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação cristãpt_BR
dc.subjectMetodologias ativas de aprendizagempt_BR
dc.subjectIgrejas batistaspt_BR
dc.subjectPessoas adultaspt_BR
dc.subjectChristian educationen
dc.subjectActive learning methodologiesen
dc.subjectBaptist churchesen
dc.subjectAdultsen
dc.titleEducação cristã ativa: as metodologias ativas de aprendizagem como processo instrucional de pessoas adultas nas igrejas batistaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.rights.licenseLicença Creative Commons: Este trabalho está licenciado sob CC BY-NC-ND 4.0. Para visualizar uma cópia desta licença, visite http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.contributor.referee1Adam, Júlio Cézar-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1768006061329443pt_BR
dc.contributor.referee2Brandenburg, Laude Erandi-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2720814127433525pt_BR
dc.contributor.referee3Amorim, Allan Pereira de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0517022058615079pt_BR
dc.description.resumoA educação cristã das pessoas adultas, no âmbito da igreja local, é uma atividade de vital importância para a preservação de sua identidade e para a sua expansão ao longo do tempo. Da maneira como se aplica a educação cristã, considerando não somente os componentes ensinados sejam eles doutrinas, princípios e valores religiosos, éticos ou morais, dependerá o sucesso da empreitada da igreja no que diz respeito à formação cristã das pessoas crentes e, consequentemente, da qualidade e do avanço da igreja local através do tempo. Esta pesquisa analisa o tema da educação cristã ativa como um processo instrucional de pessoas adultas baseado na utilização de metodologias ativas de aprendizagem, buscando analisar compreensivamente o desenvolvimento da educação cristã no transcurso da história desde a pessoa de Jesus Cristo, propondo a transposição dos modelos de educação cristã tradicionais historicamente utilizados nas igrejas chamadas protestantes, notadamente as batistas, para um modelo de educação cristã inovadora, ativa, na qual homens e mulheres sejam elementos protagonistas dentro do processo de ensino e aprendizagem. O estudo se conclui a partir de perspectivas históricas de análise de modelos estratégicos de metodologias ativas de aprendizagem aplicadas à educação cristã de pessoas adultas e da constatação da possiblidade das estruturas denominacionais batistas suportarem a formulação e disseminação de um modelo educacional cristão de pessoas adultas, ativo.pt_BR
dc.publisher.countryBRpt_BR
dc.publisher.departmentTeologiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Teologiapt_BR
dc.publisher.initialsESTpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0083087553982314pt_BR
dc.contributor.advisor1Adam, Júlio Cézar-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1768006061329443pt_BR
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Machado_HM_tm.pdfTexto completo - PDF1.22 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.