Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1186
Title: | Gestão da educação municipal: diagnóstico das políticas implementadas no município de Itaparica/BA para a efetivação da universalização do atendimento escolar sob a perspectiva teológica do cuidado |
metadata.dc.creator: | Santos, Anderson José do Nascimento |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Schaper, Valério Guilherme |
Keywords: | Gestão educacional;Políticas da educação;Atendimento escolar;Itaparica;Educational management;Education policies;School services |
Issue Date: | 6-Oct-2023 |
Publisher: | Faculdades EST |
Citation: | SANTOS, Anderson José do Nascimento. Gestão da educação municipal: diagnóstico das políticas implementadas no município de Itaparica/BA para a efetivação da universalização do atendimento escolar sob a perspectiva teológica do cuidado. 2023. 159p. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação, Faculdades EST, São Leopoldo, 2023. |
Series/Report no.: | TMP; |
metadata.dc.description.resumo: | Há um crescente debate na literatura brasileira sobre como melhorar o sistema de gestão da educação e das políticas implementadas no atendimento escolar. No entanto, a literatura existente que aborda as razões históricas para essa situação ainda é muito incipiente. Apenas alguns estudos tentam responder à questão do motivo pelo qual a educação no Brasil sempre ficou para trás. Nesse sentido, o presente trabalho tematiza a Gestão da Educação Municipal de Itaparica/BA, no que tange à análise das políticas implementadas na localidade para a efetivação da universalização do atendimento escolar, tendo a teologia do cuidado como um espaço de inclusão. O objetivo geral é analisar o processo, as estratégias e as fragilidades da implementação das políticas de qualidade na educação formal de base na rede municipal de Itaparica/Ba. Metodologicamente, utilizou-se a pesquisa descritiva com abordagem qualitativa relacionada com a educação em contextos das políticas implementadas no município. A análise documental possibilita coletar dados considerados importantes para a pesquisa no sentido de interpretar as informações coletadas e fazer inferências baseadas na observação de forma sistemática e detalhada. Considerando esse objetivo, a pesquisa teve como parâmetro o Plano Municipal de Educação (PME) que tem como proposta ressignificar os conceitos de cultura e cidadania numa escola democrática e consequentemente numa nova visão da função social dessa instituição, para que se possa atender de forma equalizadora à diversidade humana em todos os seus aspectos. Nessa perspectiva, apresentam-se as diretrizes para um prazo de dez anos do Plano Municipal de Educação (PME), cujas ações, metas e conteúdos específicos têm significado amplo no cenário educacional desse município, propiciando a participação da sociedade civil na construção coletiva do conhecimento, respeitando e promovendo valores fundamentais, alinhados com uma abordagem teológica do cuidado mútuo e da responsabilidade compartilhada. |
Description: | 159p. : il. |
URI: | http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1186 |
Appears in Collections: | Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
santos_ajdn_tmp_.pdf | Texto completo PDF | 2.24 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.