Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1186
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSantos, Anderson José do Nascimento-
dc.date.accessioned2024-07-30T19:44:22Z-
dc.date.available2024-07-30T19:44:22Z-
dc.date.issued2023-10-06-
dc.identifier.citationSANTOS, Anderson José do Nascimento. Gestão da educação municipal: diagnóstico das políticas implementadas no município de Itaparica/BA para a efetivação da universalização do atendimento escolar sob a perspectiva teológica do cuidado. 2023. 159p. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação, Faculdades EST, São Leopoldo, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1186-
dc.description159p. : il.pt_BR
dc.description.abstractThere is a growing debate in Brazilian literature about how to improve the education management system and policies implemented in school services. However, the existing literature that addresses the historical reasons for this situation is still very incipient. Only a few studies attempt to answer the question of why education in Brazil has always lagged behind. In this sense, this work focuses on the Municipal Education Management of Itaparica/BA, with regard to the analysis of policies implemented in the locality to achieve the universalization of school services, using the theology of care as a space for inclusion. The general objective is to analyze the process, strategies and weaknesses in the implementation of quality policies in basic formal education in the municipal network of Itaparica/Ba. Methodologically, descriptive research was used with a qualitative approach related to education in contexts of policies implemented in the municipality. Document analysis makes it possible to collect data considered important for research in order to interpret the information collected and make inferences based on observation in a systematic and detailed way. Considering this objective, the research had as a parameter the Municipal Education Plan (PME) which aims to give new meaning to the concepts of culture and citizenship in a democratic school and consequently a new vision of the social function of this institution, so that it can attend in an equalizing way. to human diversity in all its aspects. From this perspective, the guidelines are presented for a ten-year period of the Municipal Education Plan (PME), whose actions, goals and specific contents have broad significance in the educational scenario of this municipality, enabling the participation of civil society in the collective construction of knowledge, respecting and promoting fundamental values, aligned with a theological approach of mutual care and shared responsibility.en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFaculdades ESTpt_BR
dc.relation.ispartofseriesTMP;-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGestão educacionalpt_BR
dc.subjectPolíticas da educaçãopt_BR
dc.subjectAtendimento escolarpt_BR
dc.subjectItaparicapt_BR
dc.subjectEducational managementen
dc.subjectEducation policiesen
dc.subjectSchool servicesen
dc.titleGestão da educação municipal: diagnóstico das políticas implementadas no município de Itaparica/BA para a efetivação da universalização do atendimento escolar sob a perspectiva teológica do cuidadopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.rights.licenseLicença Creative Commons: Este trabalho está licenciado sob CC BY-NC-ND 4.0. Para visualizar uma cópia desta licença, visite http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.contributor.referee1Schaper, Valério Guilherme-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3516948733028434pt_BR
dc.contributor.referee2Brandenburg, Laude Erandi-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2720814127433525pt_BR
dc.contributor.referee3Custódio, Elivaldo Serrão-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8819683729192070pt_BR
dc.description.resumoHá um crescente debate na literatura brasileira sobre como melhorar o sistema de gestão da educação e das políticas implementadas no atendimento escolar. No entanto, a literatura existente que aborda as razões históricas para essa situação ainda é muito incipiente. Apenas alguns estudos tentam responder à questão do motivo pelo qual a educação no Brasil sempre ficou para trás. Nesse sentido, o presente trabalho tematiza a Gestão da Educação Municipal de Itaparica/BA, no que tange à análise das políticas implementadas na localidade para a efetivação da universalização do atendimento escolar, tendo a teologia do cuidado como um espaço de inclusão. O objetivo geral é analisar o processo, as estratégias e as fragilidades da implementação das políticas de qualidade na educação formal de base na rede municipal de Itaparica/Ba. Metodologicamente, utilizou-se a pesquisa descritiva com abordagem qualitativa relacionada com a educação em contextos das políticas implementadas no município. A análise documental possibilita coletar dados considerados importantes para a pesquisa no sentido de interpretar as informações coletadas e fazer inferências baseadas na observação de forma sistemática e detalhada. Considerando esse objetivo, a pesquisa teve como parâmetro o Plano Municipal de Educação (PME) que tem como proposta ressignificar os conceitos de cultura e cidadania numa escola democrática e consequentemente numa nova visão da função social dessa instituição, para que se possa atender de forma equalizadora à diversidade humana em todos os seus aspectos. Nessa perspectiva, apresentam-se as diretrizes para um prazo de dez anos do Plano Municipal de Educação (PME), cujas ações, metas e conteúdos específicos têm significado amplo no cenário educacional desse município, propiciando a participação da sociedade civil na construção coletiva do conhecimento, respeitando e promovendo valores fundamentais, alinhados com uma abordagem teológica do cuidado mútuo e da responsabilidade compartilhada.pt_BR
dc.publisher.countryBRpt_BR
dc.publisher.departmentTeologiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Teologiapt_BR
dc.publisher.initialsESTpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0520538912190148pt_BR
dc.contributor.advisor1Schaper, Valério Guilherme-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3516948733028434pt_BR
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
santos_ajdn_tmp_.pdfTexto completo PDF2.24 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.