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Title: Gestão da educação municipal: diagnóstico das políticas implementadas no município de Itaparica/BA para a efetivação da universalização do atendimento escolar sob a perspectiva teológica do cuidado
metadata.dc.creator: Santos, Anderson José do Nascimento
metadata.dc.contributor.advisor1: Schaper, Valério Guilherme
Keywords: Gestão educacional;Políticas da educação;Atendimento escolar;Itaparica;Educational management;Education policies;School services
Issue Date: 6-Oct-2023
Publisher: Faculdades EST
Citation: SANTOS, Anderson José do Nascimento. Gestão da educação municipal: diagnóstico das políticas implementadas no município de Itaparica/BA para a efetivação da universalização do atendimento escolar sob a perspectiva teológica do cuidado. 2023. 159p. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação, Faculdades EST, São Leopoldo, 2023.
Series/Report no.: TMP;
metadata.dc.description.resumo: Há um crescente debate na literatura brasileira sobre como melhorar o sistema de gestão da educação e das políticas implementadas no atendimento escolar. No entanto, a literatura existente que aborda as razões históricas para essa situação ainda é muito incipiente. Apenas alguns estudos tentam responder à questão do motivo pelo qual a educação no Brasil sempre ficou para trás. Nesse sentido, o presente trabalho tematiza a Gestão da Educação Municipal de Itaparica/BA, no que tange à análise das políticas implementadas na localidade para a efetivação da universalização do atendimento escolar, tendo a teologia do cuidado como um espaço de inclusão. O objetivo geral é analisar o processo, as estratégias e as fragilidades da implementação das políticas de qualidade na educação formal de base na rede municipal de Itaparica/Ba. Metodologicamente, utilizou-se a pesquisa descritiva com abordagem qualitativa relacionada com a educação em contextos das políticas implementadas no município. A análise documental possibilita coletar dados considerados importantes para a pesquisa no sentido de interpretar as informações coletadas e fazer inferências baseadas na observação de forma sistemática e detalhada. Considerando esse objetivo, a pesquisa teve como parâmetro o Plano Municipal de Educação (PME) que tem como proposta ressignificar os conceitos de cultura e cidadania numa escola democrática e consequentemente numa nova visão da função social dessa instituição, para que se possa atender de forma equalizadora à diversidade humana em todos os seus aspectos. Nessa perspectiva, apresentam-se as diretrizes para um prazo de dez anos do Plano Municipal de Educação (PME), cujas ações, metas e conteúdos específicos têm significado amplo no cenário educacional desse município, propiciando a participação da sociedade civil na construção coletiva do conhecimento, respeitando e promovendo valores fundamentais, alinhados com uma abordagem teológica do cuidado mútuo e da responsabilidade compartilhada.
Description: 159p. : il.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1186
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