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A educação religiosa como pressuposto para redução da vulnerabilidade infantil na comunidade do Bairro Grande Terceiro em Cuiabá (MT)

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dc.creator Spalatti, Aurimar Silvestre
dc.date.accessioned 2019-09-13T13:14:31Z
dc.date.available 2019-09-13T13:14:31Z
dc.date.issued 2019-07-02
dc.identifier.uri http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/997
dc.description 73 p. pt_BR
dc.description.abstract The goal of this research is to analyze the issue of infant vulnerability, the vulnerability of the neglected family and the negligent family. With this, it intends to review the issue with regard to the system of Brazilian public policies relations, which tend to make resources available to less favored classes, that is, to the needy, in need of the benefits granted to them. The methodology used is bibliographic, highlighting the analysis of the Statute of Children and Adolescents (ECA) and the Federal Constitution. The studies and publications consulted revealed that the situation of childhood is very vulnerable, at risk, in all environmental and social aspects around it, including with great occurrence in their own family, community, school, street and church. Also observed was an urgent need to find a way to give theological sustainability with regard to Christian education, morals, ethics, care, protection of children and resilience. It can be argued that the hearts of children and adolescents are of those who come first. It can be compared to fertile ground for the planting of values, such as the love of family, coexistence in society and life itself in the course of childhood. For this reason, it is clear that it is not appropriate to neglect these little ones. Moreover, it can be said that the center of every theological structure is established around and from the child. In the Holy Bible, in the Book of Matthew 19:14, Jesus said, "Let the little ones come to me; do not try to stop them; for the kingdom of heaven belongs to such as these." This Word of Jesus warns by showing weaknesses, and places children among the most vulnerable groups of Jesus' day; in an exemplary way, he dedicated love and affection to the little ones. en
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Faculdades EST pt_BR
dc.relation.ispartofseries TMP;646
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject Infant vulnerability en
dc.subject Family negligence en
dc.subject Public policies en
dc.subject Theology en
dc.subject Vulnerabilidade Infantil pt_BR
dc.subject Negligência Familiar pt_BR
dc.subject Políticas Públicas pt_BR
dc.subject Teologia pt_BR
dc.title A educação religiosa como pressuposto para redução da vulnerabilidade infantil na comunidade do Bairro Grande Terceiro em Cuiabá (MT) pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.contributor.referee1 Herbes, Nilton Eliseu
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/6241748367735018 pt_BR
dc.contributor.referee2 Custodio, Elivaldo Serrao
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/8819683729192070 pt_BR
dc.description.resumo O objetivo dessa pesquisa é analisar a questão da vulnerabilidade infantil, da família negligenciada e negligente. Com isso, pretende rever a questão no que tange ao sistema das relações políticas públicas brasileiras, que tendem a disponibilizar recursos a classes menos favorecidas, ou seja, carentes, necessitadas dos benefícios outorgados a elas. A metodologia empregada é a bibliográfica, destacando a análise do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e da Constituição Federal. Os estudos e as publicações consultados revelaram que a situação da infância é muito vulnerável, de risco, em todos os aspectos ambientais e sociais ao seu redor, inclusive com grande ocorrência na própria família, comunidade, escola, rua e igreja. Constatou-se também a urgente necessidade de encontrar um caminho de modo a dar a sustentabilidade teológica no que tange à educação cristã, moral, ética, ao cuidado, à proteção às crianças e à resiliência. Pode-se alegar que o coração das crianças e adolescentes é de quem chega primeiro. É possível compará-lo a um terreno fértil para o plantio de valores, como o amor à família, à convivência na sociedade e à própria vida no percurso da infância. Por essa razão, percebe-se que não é cabível descuidar, negligenciar esses pequeninos. Acresce-se, ainda, que se pode afirmar que o centro de toda estrutura teológica se estabelece ao redor e a partir da criança. Na Bíblia Sagrada, no Livro de Mateus 19.14, Jesus disse: “Deixai os pequeninos e não os estorveis de vir a mim, porque dos tais é o Reino dos céus”. Essa Palavra de Jesus adverte mostrando as fragilidades, e coloca as crianças entre os grupos mais vulneráveis dos tempos de Jesus; de maneira exemplar, ele dedicava amor e carinho aos pequeninos. pt_BR
dc.publisher.country BR pt_BR
dc.publisher.department Teologia pt_BR
dc.publisher.program Programa de Teologia pt_BR
dc.publisher.initials EST pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA pt_BR
dc.contributor.advisor1 Streck, Gisela Isolde Waechter
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3906144692619471 pt_BR


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