dc.creator | Araújo Filho, José Augusto de | |
dc.date.accessioned | 2019-04-04T18:26:22Z | |
dc.date.available | 2019-04-04T18:26:22Z | |
dc.date.issued | 2018-10-24 | |
dc.identifier.uri | http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/960 | |
dc.description | 88 p. | pt_BR |
dc.description.abstract | The Federal Constitution of 1988 made training for the exercise of citizenship one of the purposes of Education, making citizenship and education inseparable, indispensable to the existence of Brazilian society itself. Faced with this, the problem arises as to what should be the pedagogical activity of educational institutions to achieve this goal. This work presents an analysis of citizenship, from its historical construction, from the ancient world to the present day, as well as the occurrence of Education as a social right in the Brazilian constitutions of 1824, 1891, 1934, 1937, 1946, 1967 and 1988, aiming at the study of the fundamental right of citizenship and its approach in the institutional environment of teaching, starting with the analysis of official documents of the institution, referring to the vocational courses integrated to the secondary education of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Ceará (IFCE ), Cedar Campus. The approach to citizenship takes place in the technical courses integrated in Mechanics, Electrotechnics and Informatics of the IFCE / Cedro, by various means, and there is no specific curricular component on the subject. Citizenship education should allow for democratic participation in school, ensuring dialogue, respect and preparation for life in society, a process that must be continuous and be part of the pedagogical proposal of the Cedro campus. | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Faculdades EST | pt_BR |
dc.relation.ispartofseries | TMP;615 | |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Cidadania | pt_BR |
dc.subject | Direito | pt_BR |
dc.subject | IFCE | pt_BR |
dc.subject | Education | en |
dc.subject | Citizenship | en |
dc.subject | Right | en |
dc.title | Educação e cidadania como direitos fundamentais: reflexões sobre a formação para a cidadania no Instituto Federal do Ceará, Campus Cedro | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Schreiber, Dusan | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5088882022022801 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Pereira, Antônio Nunes | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8585367704206810 | pt_BR |
dc.description.resumo | A Constituição Federal de 1988 tornou a formação para o exercício da cidadania em uma das finalidades da Educação, tornando cidadania e Educação indissociáveis, indispensáveis à existência da própria sociedade brasileira. Diante disso, surge o problema sobre como deve ser a atividade pedagógica das instituições de ensino para alcançar esse fim. Este trabalho apresenta uma análise da cidadania, a partir da sua construção histórica, desde o mundo antigo até nossos dias, bem como a ocorrência da Educação como direito social nas constituições brasileiras de 1824, 1891, 1934, 1937, 1946, 1967 e 1988, visando ao estudo do direito fundamental de cidadania e sua abordagem no ambiente institucional de ensino, tendo por ponto inicial a análise de documentos oficiais da instituição, referentes aos cursos profissionalizantes integrados ao ensino médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), campus Cedro. A abordagem sobre cidadania acontece nos cursos técnicos integrados em Mecânica, Eletrotécnica e Informática do IFCE/Cedro, por meios diversos, não existindo um componente curricular específico sobre o tema. A educação para a cidadania deve permitir a participação democrática na escola, garantindo o diálogo, o respeito e a preparação para vida em sociedade, processo que deve ser contínuo e fazer parte da proposta pedagógica do campus Cedro. | pt_BR |
dc.publisher.country | BR | pt_BR |
dc.publisher.department | Teologia | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Teologia | pt_BR |
dc.publisher.initials | EST | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8938290045679051 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Zanella, José Caetano | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5394484099711862 | pt_BR |
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: