Mostrar registro simples

dc.creator Sousa, Maria Aparecida de Oliveira
dc.date.accessioned 2019-04-04T17:57:43Z
dc.date.available 2019-04-04T17:57:43Z
dc.date.issued 2018-12-20
dc.identifier.uri http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/954
dc.description 81 p. pt_BR
dc.description.abstract The goal of this research is to verify, even though not exhaustively, the possibility and the efficacy of using the private and public educational system as an instrument for propagating sustainability awareness through eco-pedagogy, using, among others, concepts such as eco-training and eco-entrepreneurship. For this the procedure of bibliographic research will be used, based on current literature on the theme, as well as electronic research. The research is structured into three chapters. In the first, the concept of sustainability will be dealt with, as well as the evolution of the concern with the subject and the various areas of application and dimensions of sustainability. In the second chapter we will analyze pedagogy and education as instruments of transformation, as well as the rupture of paradigms in the pedagogy model and interdisciplinarity. In the third, we will analyze eco-pedagogy as a transforming path for the student, who, influencing initially, their families, can contribute to modifying the society related to awareness raising about planetary sustainability. It is about education from within to outside the school. en
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Faculdades EST pt_BR
dc.relation.ispartofseries TMP;621
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject Ecopedagogia pt_BR
dc.subject Ética pt_BR
dc.subject Gestão educacional pt_BR
dc.subject Ecoempreendedorismo pt_BR
dc.subject Sustentabilidade pt_BR
dc.subject Eco-pedagogy en
dc.subject Educational management en
dc.subject Eco-entrepreneurship en
dc.subject Sustainability en
dc.subject Ethics en
dc.title Ecopedagogia: pedagogia para a vida pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.contributor.referee1 Schreiber, Dusan
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/5088882022022801 pt_BR
dc.contributor.referee2 Susin, Luiz Carlos
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/4754775788020053 pt_BR
dc.description.resumo A presente pesquisa tem por objeto verificar, ainda que não de maneira exaustiva, a possibilidade e a eficácia de se usar o sistema educacional privado e público como instrumento de difusão da consciência sustentável através da ecopedagogia, utilizando-se, entre outros, conceitos como ecoformação e ecoempreendedorismo. Para isso, será utilizado o procedimento de pesquisa bibliográfica, com base na literatura atual sobre o tema, bem como pesquisa eletrônica. A pesquisa está estruturada em três capítulos. No primeiro, será abordado o conceito de sustentabilidade, a evolução da preocupação com o assunto e as várias áreas de aplicação e dimensões da sustentabilidade. No segundo capítulo, analisaremos a pedagogia e a educação como instrumentos de transformação, bem como a quebra de paradigmas no modelo de pedagogia e a interdisciplinaridade. No terceiro, analisaremos a Ecopedagogia como forma transformadora do educando e da educanda, que, influenciando inicialmente suas famílias, podem contribuir para modificar a sociedade no que tange à conscientização sobre a sustentabilidade planetária. É a educação de dentro para fora da escola. pt_BR
dc.publisher.country BR pt_BR
dc.publisher.department Teologia pt_BR
dc.publisher.program Programa de Teologia pt_BR
dc.publisher.initials EST pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA pt_BR
dc.contributor.advisor1 Schaper, Valério Guilherme
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3516948733028434 pt_BR


Arquivos deste item

Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item:

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta