dc.creator | Ribeiro, Obertal Xavier | |
dc.date.accessioned | 2018-11-23T14:35:44Z | |
dc.date.available | 2018-11-23T14:35:44Z | |
dc.date.issued | 2018-07-19 | |
dc.identifier.uri | http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/918 | |
dc.description | 299 p. : il. | pt_BR |
dc.description.abstract | Axiology is understood as the construction of ethnic-racial, cultural and religious values in education. It has as reference the common historical moment of the 500 years of Luther and the 500 years of the presence of the Black people in Brazil. An approach that recognizes and values the educational practices in the history of Lutheranism and points to Afro-descendant values considering the law 10639/03 about the teaching of Africa’s history and Afro-Brazilian Culture. João Cândido and Luiza Mahin have shown a liberating education and the protagonism of students from the analysis of their essays. It is worth highlighting the valorization of Candomblé religiosity and the cultural expressions preserved in orality and in the beauty of the samba with the elements of the belief and culture of the black people, with their actions and knowledge saved by tradition and ancestry that indicate a different model of society and of social formation based on Ubuntu. | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Faculdades EST | pt_BR |
dc.relation.ispartofseries | TD;177 | |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | RELIGIÃO E EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.subject | Religião | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Protagonismo | pt_BR |
dc.subject | Cultura e identidade | pt_BR |
dc.subject | Religion | en |
dc.subject | Education | en |
dc.subject | Protagonism | en |
dc.subject | Culture and identity | en |
dc.title | Axiologia, valores étnicorraciais, culturais e religiosos : uma abordagem em práticas educativas | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Rocha, José Geraldo da | |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7888029846019303 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Bobsin, Oneide | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9895594646147746 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Zwetsch, Roberto Ervino | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8795910334550225 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Silva, Marcos Rodrigues da | |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/4059475779299506 | pt_BR |
dc.description.resumo | A Axiologia é compreendida como a construção de valores etnicorraciais, culturais e religiosos na educação. Tem como referência o momento histórico comum dos 500 anos de Lutero e os 500 anos da presença do negro no Brasil. Uma abordagem que reconhece e valoriza as práticas educativas na história do luteranismo e aponta valores afrodescendentes considerando a Lei 10639/03 sobre o ensino da história da África e da cultura afro-brasileira. João Cândido e Luiza Mahin que evidenciam uma educação libertadora e o protagonismo de alunos e alunas a partir da análise de suas redações. Destaca-se a valorização da religiosidade do candomblé e as expressões culturais preservadas na oralidade e na beleza do samba com os elementos da crença e da cultura do povo negro, com seus fazeres e saberes guardados pela tradição e pela ancestralidade que indicam um modelo diferente de sociedade e de formação social baseada no Ubuntu. | pt_BR |
dc.publisher.country | BR | pt_BR |
dc.publisher.department | Teologia | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Teologia | pt_BR |
dc.publisher.initials | EST | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7800511322792289 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Gaede Neto, Rodolfo | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8020748256904139 | pt_BR |
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: