Repositorio Faculdades EST

Axiologia, valores étnicorraciais, culturais e religiosos : uma abordagem em práticas educativas

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creator Ribeiro, Obertal Xavier
dc.date.accessioned 2018-11-23T14:35:44Z
dc.date.available 2018-11-23T14:35:44Z
dc.date.issued 2018-07-19
dc.identifier.uri http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/918
dc.description 299 p. : il. pt_BR
dc.description.abstract Axiology is understood as the construction of ethnic-racial, cultural and religious values in education. It has as reference the common historical moment of the 500 years of Luther and the 500 years of the presence of the Black people in Brazil. An approach that recognizes and values the educational practices in the history of Lutheranism and points to Afro-descendant values considering the law 10639/03 about the teaching of Africa’s history and Afro-Brazilian Culture. João Cândido and Luiza Mahin have shown a liberating education and the protagonism of students from the analysis of their essays. It is worth highlighting the valorization of Candomblé religiosity and the cultural expressions preserved in orality and in the beauty of the samba with the elements of the belief and culture of the black people, with their actions and knowledge saved by tradition and ancestry that indicate a different model of society and of social formation based on Ubuntu. en
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Faculdades EST pt_BR
dc.relation.ispartofseries TD;177
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject RELIGIÃO E EDUCAÇÃO pt_BR
dc.subject Religião pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Protagonismo pt_BR
dc.subject Cultura e identidade pt_BR
dc.subject Religion en
dc.subject Education en
dc.subject Protagonism en
dc.subject Culture and identity en
dc.title Axiologia, valores étnicorraciais, culturais e religiosos : uma abordagem em práticas educativas pt_BR
dc.type Tese pt_BR
dc.contributor.advisor-co1 Rocha, José Geraldo da
dc.contributor.advisor-co1Lattes http://lattes.cnpq.br/7888029846019303 pt_BR
dc.contributor.referee1 Bobsin, Oneide
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/9895594646147746 pt_BR
dc.contributor.referee2 Zwetsch, Roberto Ervino
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/8795910334550225 pt_BR
dc.contributor.referee3 Silva, Marcos Rodrigues da
dc.contributor.referee3Lattes http://lattes.cnpq.br/4059475779299506 pt_BR
dc.description.resumo A Axiologia é compreendida como a construção de valores etnicorraciais, culturais e religiosos na educação. Tem como referência o momento histórico comum dos 500 anos de Lutero e os 500 anos da presença do negro no Brasil. Uma abordagem que reconhece e valoriza as práticas educativas na história do luteranismo e aponta valores afrodescendentes considerando a Lei 10639/03 sobre o ensino da história da África e da cultura afro-brasileira. João Cândido e Luiza Mahin que evidenciam uma educação libertadora e o protagonismo de alunos e alunas a partir da análise de suas redações. Destaca-se a valorização da religiosidade do candomblé e as expressões culturais preservadas na oralidade e na beleza do samba com os elementos da crença e da cultura do povo negro, com seus fazeres e saberes guardados pela tradição e pela ancestralidade que indicam um modelo diferente de sociedade e de formação social baseada no Ubuntu. pt_BR
dc.publisher.country BR pt_BR
dc.publisher.department Teologia pt_BR
dc.publisher.program Programa de Teologia pt_BR
dc.publisher.initials EST pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/7800511322792289 pt_BR
dc.contributor.advisor1 Gaede Neto, Rodolfo
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8020748256904139 pt_BR


Ficheros en el ítem

El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia:

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar en DSpace


Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta