Repositorio Faculdades EST

A contribuição da metodologia do estudo em células de aprendizagem cooperativa na formação pessoal e social de alunos egressos da EEEP Amélia Figueiredo de Lavor de Iguatu Ceará

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dc.creator Souza, Maria Lucélia Ferreira de
dc.date.accessioned 2018-07-27T18:09:13Z
dc.date.available 2018-07-27T18:09:13Z
dc.date.issued 2018-06-14
dc.identifier.uri http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/895
dc.description 72 p. : il. pt_BR
dc.description.abstract This research analyzes the contribution of a study methodology carried out in Cooperative Learning Cells in the personal and social formation of the graduates from the Escola Estadual de Educação Profissional Amélia Figueiredo de Lavor, located in the municipality of Iguatu – Ceará. The study presents and reflects about an alternative for the problem experienced throughout the years in the educational field by contemporary society, which is the quality of teaching and learning, in the perspective of a significant learning articulated with the principles and resources of the Cooperative Learning developed by the Education Program of Education in Cooperative Cells (PRECE). To do this the research is directed to responding questions such as: 1. Can the adoption of the study methodology of cooperative learning cells in the classroom become one of the important instruments in combatting social discrimination and a motivating factor for learning and for improving the academic performance of the students? 2. To what measure does cooperative learning contribute to the development of the attitudinal competencies of students, collaborating toward positive posture changes? 3. Is the methodology an efficacious strategy when one intends to promote equality of opportunities, responsibility, cooperation and the autonomy of students? For gathering the facts, methodologically, a qualitative and quantitative research was carried out using documental information furnished by the school and a common questionnaire for the public, with questions related to their experience with the methodology. The participation of the informants was authorized through the signing of a Free and Clarified Consent Term (TCLE), in accordance with the Criteria for Ethics in Research with Human Beings described in the Resolution n. 466/2012 – item IV of the National Health Council. en
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Faculdades EST pt_BR
dc.relation.ispartofseries TMP;580
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE pt_BR
dc.subject Aprendizagem significativa pt_BR
dc.subject Aprendizagem cooperativa pt_BR
dc.subject Protagonismo estudantil pt_BR
dc.subject Significant learning en
dc.subject Cooperative learning en
dc.subject Student protagonism en
dc.title A contribuição da metodologia do estudo em células de aprendizagem cooperativa na formação pessoal e social de alunos egressos da EEEP Amélia Figueiredo de Lavor de Iguatu Ceará pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.contributor.referee1 Custódio, Elivaldo Serrão
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/8819683729192070 pt_BR
dc.contributor.referee2 Reblin, Iuri Andréas
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/4008773551065957 pt_BR
dc.description.resumo A presente pesquisa analisa a contribuição da metodologia de estudo realizado em Células de Aprendizagem Cooperativa na formação pessoal e social dos/as alunos/as egressos/as, da Escola Estadual de Educação Profissional Amélia Figueiredo de Lavor, localizada no município de Iguatu – Ceará. O estudo apresenta e reflete sobre uma alternativa para a problemática vivenciada ao longo dos anos no campo educacional, pela sociedade contemporânea, que é a qualidade no ensino e na aprendizagem, na perspectiva de uma aprendizagem significativa articulada com os princípios e recursos da Aprendizagem Cooperativa desenvolvida pelo Programa de Educação em Células Cooperativas (PRECE). Para tanto, a pesquisa se pauta em responder questionamentos como: 1. A adoção da metodologia de estudo em células de aprendizagem cooperativa, na sala de aula, pode tornar-se um dos instrumentos importantes no combate à discriminação social e fator de motivação para a aprendizagem e para a melhoria do rendimento acadêmico dos/as alunos/as? 2. Em que medida a aprendizagem cooperativa contribui para o desenvolvimento de competências atitudinais de alunos e alunas, colaborando para mudanças de posturas positivas? 3. A metodologia é uma estratégia eficaz quando se pretende promover a igualdade de oportunidades, a responsabilidade, a cooperação e a autonomia de alunos e alunas? Para a constatação dos fatos, metodologicamente foi realizada uma pesquisa qualitativa e quantitativa, utilizando-se de informação documental fornecida pela escola e de um questionário comum ao público, com perguntas relacionadas à sua experiência vivenciada na metodologia. A participação dos e das informantes foi autorizada através da assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecida (TCLE), conforme recomendam os Critérios da Ética em Pesquisa com Seres Humanos descritos na Resolução nº 466/2012 – item IV do Conselho Nacional de Saúde. pt_BR
dc.publisher.country BR pt_BR
dc.publisher.department Teologia pt_BR
dc.publisher.program Programa de Teologia pt_BR
dc.publisher.initials EST pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/4571747804803772 pt_BR
dc.contributor.advisor1 Streck, Gisela Isolde Waechter
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/390614469261947 pt_BR


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