Repositório Faculdades EST

Inclusão social continuada por meio da educação: um estudo sobre o Pré-ENEM Pirambu no período de 2010 a 2014

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dc.creator Silva, Luzia Soares da
dc.date.accessioned 2018-07-27T17:59:33Z
dc.date.available 2018-07-27T17:59:33Z
dc.date.issued 2018-05-28
dc.identifier.uri http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/894
dc.description 97 p. pt_BR
dc.description.abstract This paper presents the results of a “documental research” type of investigation about the Pirambu Pre-ENEM (PEPI) as an inclusion instrument of youth in situations of vulnerability in the higher education program of the Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). It is known that Brazilian education has, for a long time been a motive of discussion because of its low-quality level. It is also notorious that the investments directed toward this have always been insufficient to grant a better quality. The IFCE, sensitive to this dilemma, implanted the PEPI in the perspective of diminishing the deficit and granting the offer of better education through pedagogical actions aimed at the social layers which live in the condition of excluded. To achieve the results of the research various authors were consulted as well as academic documents of the students who participated in the PEPI and reports of goals reached in the period from 2010 to 2014. With the results of the documental analysis, confronted with the theoretical referential we arrived at the following conclusions: Brazilian education needs advances to be considered inclusive: there are many public policies which are not being applied in favor of social inclusion; there is a disparity between the quantity of students enrolled in private colleges and universities and the quantity of students who enrolled in higher education in public institutions, especially in the IFCE; the academic and professional performance of the students who participated in the PEPI presented expressive transformations of attitude of this clientele, who, upon acquiring more knowledge, are contributing with the socio-economic and cultural development of Pirambu and the surroundings through social projects. en
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Faculdades EST pt_BR
dc.relation.ispartofseries TMP;577
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Inclusão pt_BR
dc.subject Projeto social pt_BR
dc.subject Education en
dc.subject Inclusion en
dc.subject Social project en
dc.title Inclusão social continuada por meio da educação: um estudo sobre o Pré-ENEM Pirambu no período de 2010 a 2014 pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.contributor.referee1 Brandenburg, Laude Erandi
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/2720814127433525 pt_BR
dc.contributor.referee2 Fritsch, Rosangela
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/5203131170203547 pt_BR
dc.description.resumo Este trabalho apresenta os resultados de uma investigação tipo “pesquisa documental” sobre o Pré-ENEM Pirambu (PEPI) como instrumento de inclusão de jovens em situação de vulnerabilidade ao ensino superior do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Sabe-se que a educação brasileira há muito tempo vem sendo motivo de discussão devido ao baixo nível de qualidade. É notório também que os investimentos proporcionados sempre foram insuficientes para se ter essa qualidade. O IFCE, sensível a esse dilema, implementou o PEPI na perspectiva de amenizar o déficit e assegurar a oferta de um melhor ensino, por meio de ações pedagógicas voltadas às camadas sociais que vivem na condição de excluídas. A fim de se chegar aos resultados da pesquisa foram consultados diversos autores e autoras, documentos acadêmicos dos e das estudantes, que participaram do PEPI; relatórios de metas alcançadas, no período de 2010 a 2014. Com os resultados da análise documental, confrontando-se com o referencial teórico chegou-se as seguintes conclusões: a educação brasileira necessita de avanços para que seja considerada inclusiva; existem muitas políticas públicas que não estão sendo aplicadas em prol da inclusão social; há uma disparidade entre a quantidade de ingressantes em faculdades e universidades privadas e a quantidade de estudantes que ingressaram no ensino superior em instituições públicas, principalmente ao IFCE; o desempenho acadêmico e profissional dos e das estudantes que participaram do PEPI, apresentam expressivas transformações de atitude dessa clientela que, ao adquirir mais conhecimentos vem contribuindo com o desenvolvimento socioeconômico e cultural da comunidade do Pirambu e adjacências por meio dos projetos sociais. pt_BR
dc.publisher.country BR pt_BR
dc.publisher.department Teologia pt_BR
dc.publisher.program Programa de Teologia pt_BR
dc.publisher.initials EST pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/5653449078705621 pt_BR
dc.contributor.advisor1 Streck, Gisela Isolde Waechter
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/390614469261947 pt_BR


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