Repositório Faculdades EST

Metodologia de ensino: uma análise do método de Jesus de ensinar

Mostrar registro simples

dc.creator Lima, Abimael Araújo de
dc.date.accessioned 2018-05-08T20:35:45Z
dc.date.available 2018-05-08T20:35:45Z
dc.date.issued 2017-08-04
dc.identifier.uri http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/862
dc.description 67 p. pt_BR
dc.description.abstract The theme of this paper is the methodology of Jesus’ teaching. The goal is to reflect about Jesus’ method of teaching and how this influences contemporary pedagogy. Based on a bibliographic study, one initially contemplates education in ancient times besides defining what pedagogy is. One reflects about teaching in the Old Testament, in the Law and in the prophecies, in which Jesus was educated. Jesus’ methodology has the word as its foundation, based on his teachings in the parables and in the discourses, among others, to be shown in practice through the miracles and his life example. The methodology of Jesus’ teaching, based on the people and their oppressive context, demonstrates the need to get to know the reality in order to teach with a teaching methodology which makes it possible for the people to understand the teachings, as Paulo Freire did. In this way Jesus’ methodology, in its liberating essence, remains current since it always begins with the context of the individuals seeking liberation or, to use a more contemporary term, for the exercise of citizenship. en
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Faculdades EST pt_BR
dc.relation.ispartofseries TMP;525
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject ÉTICA E GESTÃO pt_BR
dc.subject Educação na antiguidade pt_BR
dc.subject Educação no Antigo Testamento pt_BR
dc.subject Pedagogia de Jesus pt_BR
dc.subject Educação na contemporaneidade pt_BR
dc.subject Education in antiquity en
dc.subject Education in the Old Testament en
dc.subject Pedagogy of Jesus en
dc.subject Education in contemporaneity en
dc.title Metodologia de ensino: uma análise do método de Jesus de ensinar pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.contributor.referee1 Brandenburg, Laude Erandi
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/2720814127433525 pt_BR
dc.description.resumo O presente trabalho tem como tema a metodologia de ensino de Jesus. O objetivo é refletir acerca do método de Jesus de ensinar e como este influencia na pedagogia contemporânea. A partir de estudo bibliográfico, contempla-se, inicialmente, a educação na antiguidade, além de definir o que é a pedagogia. Reflete-se sobre o ensino no Antigo Testamento, no ensino da Lei e nas profecias, nas quais Jesus foi educado. A metodologia de Jesus tem na palavra a sua base, a partir dos seus ensinos nas parábolas e nos discursos, entre outros, para se mostrar na prática dos milagres e do seu exemplo de vida. A metodologia de ensino de Jesus, ao partir do povo e do seu contexto oprimido, evidencia a necessidade de se conhecer a realidade para ensinar com uma metodologia de ensino que possibilite ao povo compreender os ensinamentos, como fez Paulo Freire. Desta forma, a metodologia de Jesus, na sua essência libertadora, permanece atual uma vez que sempre parte do contexto dos indivíduos em busca da libertação ou, para usar um termo mais contemporâneo, para o exercício da cidadania. pt_BR
dc.publisher.country BR pt_BR
dc.publisher.department Teologia pt_BR
dc.publisher.program Programa de Teologia pt_BR
dc.publisher.initials EST pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/0651452655794281 pt_BR
dc.contributor.advisor1 Schmitt, Flávio
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4051638587142121 pt_BR


Arquivos deste item

Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item:

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta