Repositorio Faculdades EST

Sabores, dores e amores: as relações de poder na perspectiva de gênero no contexto escolar

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dc.creator Ramos, Sebastian
dc.date.accessioned 2018-05-08T20:25:13Z
dc.date.available 2018-05-08T20:25:13Z
dc.date.issued 2018-01-16
dc.identifier.uri http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/861
dc.description 78 p. pt_BR
dc.description.abstract Since the end of the 20th century, Brazilian society has advanced with discussions regarding gender, with an increase of scientific studies in various areas of knowledge. These advances, however, have been opposed especially by conservative sectors in face of the presentation of the National Education Plan in 2014. This research study enters this scenario as a collaboration from the school field, since schools play an important role in the construction of human relationships, including gender relations. Although Brazilian society is formed by women and men, power relations give more opportunities and advantages to men, also in school – a place that is markedly feminine in terms of work, but it reveals a masculine preponderance in decision making. Discussing concepts related to gender studies, identifying their implications for everyday school life, and seeking solutions that aim at a more pluralistic system of education, with respect for gender diversity, are the objectives pursued in this epistemological journey. en
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Faculdades EST pt_BR
dc.relation.ispartofseries TMP;550
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject GÊNERO, FEMINISMOS E DIVERSIDADE pt_BR
dc.subject Estudos de gênero pt_BR
dc.subject Relações de poder pt_BR
dc.subject Relações de gênero pt_BR
dc.subject Educação e pluralidade pt_BR
dc.subject Gender studies en
dc.subject Power relations en
dc.subject Gender relations en
dc.subject Education and plurality en
dc.title Sabores, dores e amores: as relações de poder na perspectiva de gênero no contexto escolar pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.contributor.referee1 Musskopf, André Sidnei
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/0540785104686451 pt_BR
dc.description.resumo Desde o final do século XX, a sociedade brasileira tem avançado na discussão de gênero, com o aumento das produções científicas nas mais variadas áreas do conhecimento. Os avanços, entretanto, têm sido combatidos, sobretudo por setores conservadores, a partir da apresentação do Plano Nacional de Educação, em 2014. Esta pesquisa insere-se nesse cenário como uma colaboração oriunda do espaço escolar, uma vez que a escola desempenha um papel importante na construção de relações, inclusive as relações entre os gêneros. Embora a sociedade brasileira seja composta por mulheres e homens, as relações de poder conferem à parcela masculina oportunidades e vantagens, inclusive na escola - espaço marcadamente feminino no trabalho, mas com preponderância masculina na tomada de decisões. Problematizar os conceitos relacionados aos estudos sobre gênero, identificando suas implicações para o cotidiano escolar e procurar soluções que visam uma educação mais plural, com o respeito à diversidade de gênero são os objetivos perseguidos nessa jornada epistemológica. pt_BR
dc.publisher.country BR pt_BR
dc.publisher.department Teologia pt_BR
dc.publisher.program Programa de Teologia pt_BR
dc.publisher.initials EST pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/0819753710903740 pt_BR
dc.contributor.advisor1 Reblin, Iuri Andréas
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4008773551065957 pt_BR


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