Faculdades EST Repository

A música no culto: em busca de uma musicalidade relevante para o culto no contexto das igrejas da Convenção Batista Pioneira do Sul do Brasil

Show simple item record

dc.creator Gundt, Ingelid
dc.date.accessioned 2018-05-08T19:39:03Z
dc.date.available 2018-05-08T19:39:03Z
dc.date.issued 2018-01-15
dc.identifier.uri http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/858
dc.description 86 p. pt_BR
dc.description.abstract This course conclusion paper presents the results of a bibliographic research on relevant musicality for worship in the context of the pioneer Baptist churches. In this investigative framework one perceives that the culture of post modernity in which we are inserted, is challenging. It does not present rules or fixed patterns, to the contrary, it is constantly in movement. These changes are helped along mainly through the media and mold the human being who lives in this context, thus influencing the way of seeing and doing religion and Christian music. The study presents a brief history of Christian music throughout history, the influences coming from biblical times and the way the church deals with it, as well as the origin of the Brazilian hymnody coming from Protestantism. A summary of who the pioneer Baptists are, what they believe in and how they relate with music is also presented. The research presents some of the tensions between the quest for maintenance of the confessional identity and the difficulty of conciliation with the post-modern context, characterized by plurality and liquidness. Upon investigating suggestions for the quest for a relevant musicality for the worship services, one perceived that it was necessary to first have clarity about the goal of the community worship, so that this is not confused with other Evangelical events which only aim to entertain. Having clarified that the worship service is the gathering of the community with God and vice-versa, it was possible to establish, for the use of music within the community worship services, the following suggestions: 1) Glorify God; 2) theologically correct; 3) congregational singing; 4) valorization of traditions; 5) openness to what is new and contemporary; 6) good music. Each congregation needs to pay attention to their local context and carry out everything seeking balance. en
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Faculdades EST pt_BR
dc.relation.ispartofseries TMP;548
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject ESPIRITUALIDADE, MÚSICA E MÍDIA pt_BR
dc.subject Pós-modernidade pt_BR
dc.subject Música pt_BR
dc.subject Culto pt_BR
dc.subject Convenção Batista Pioneira do Sul do Brasil pt_BR
dc.subject Postmodernity en
dc.subject Music en
dc.subject Worship en
dc.subject Pioneer Baptist Convention of Southern Brazil en
dc.title A música no culto: em busca de uma musicalidade relevante para o culto no contexto das igrejas da Convenção Batista Pioneira do Sul do Brasil pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.contributor.referee1 Gaede Neto, Rodolfo
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/8020748256904139 pt_BR
dc.description.resumo Este trabalho de conclusão de curso apresenta os resultados de uma pesquisa bibliográfica sobre uma musicalidade relevante para o culto no contexto das igrejas batistas pioneiras. Neste quadro investigativo, percebe-se que a cultura da pós-modernidade na qual estamos inseridos, é desafiadora. Ela não traz regras ou padrões fixos, antes está em constante movimento. Essas mudanças são auxiliadas principalmente pela mídia e moldando o ser humano que vive neste contexto, influenciando assim o modo de ver e fazer religião e música cristã. O estudo apresenta um breve histórico sobre a música cristã no decorrer da história, as influências a partir dos tempos bíblicos e o modo da igreja lidar com ela, bem como a origem da hinódia brasileira vinda com o protestantismo. Também apresenta um resumo de quem são os batistas pioneiros, no que creem e como se relacionam com a música. A pesquisa apresenta algumas tensões entre a busca pela permanência da identidade confessional e a dificuldade de conciliação entre o contexto pós-moderno, caracterizado pela pluralidade e liquidez. Ao investigar sugestões para a busca de uma musicalidade relevante para os cultos, percebeu-se que é primeiro necessário ter clareza do objetivo do culto comunitário, para que este não se confunda com outros eventos evangélicos que apenas visam entretenimento. Tendo esclarecido que o culto é encontro da comunidade com Deus e vice-versa, foi possível estabelecer para o uso da música dentro dos cultos comunitários as seguintes sugestões: 1) glorificar a Deus; 2) teologicamente correta; 3) canto congregacional; 4) valorização das tradições; 5) abertura ao novo e contemporâneo; 6) boas músicas. Cada comunidade precisa atentar para seu contexto local e exercer tudo buscando equilíbrio. pt_BR
dc.publisher.country BR pt_BR
dc.publisher.department Teologia pt_BR
dc.publisher.program Programa de Teologia pt_BR
dc.publisher.initials EST pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/7014111048113965 pt_BR
dc.contributor.advisor1 Adam, Júlio Cézar
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1768006061329443 pt_BR


Files in this item

The following license files are associated with this item:

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account