Faculdades EST Repository

A educação enquanto sensibilização para a vida: uma perspectiva fenomenológica da EJA

Show simple item record

dc.creator Oliveira, Guilherme Neto Ferreira de
dc.date.accessioned 2018-05-08T17:39:34Z
dc.date.available 2018-05-08T17:39:34Z
dc.date.issued 2018-01-24
dc.identifier.uri http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/856
dc.description 85 p. pt_BR
dc.description.abstract This research seeks to establish a dialog between the phenomenology of Life of Michel Henry and education, especially Education for Youth and Adults (EJA). Phenomenology understands Affection as an essential condition of the human being and begins from this paradigm to comprehend education as a sensitizing action which seeks the development of the potentialities of all involved, propitiating the encounter of these subjects with Life. The introduction presents the relation between Education for Youth and Adults and phenomenology of Life thinking of the possible contributions for educational practices in EJA. The first chapter deals with the subjects who make up the daily life of the schools, thinking of the school as a place of encounters and dis-encounters which, sometimes, create obstacles to the presence of life in its fullness. The phenomenology of Life makes it possible for the human being to have a new perspective, able to contribute to the development of the educational processes and practices in EJA. The second chapter deals with the mutual enrichment that can be established in an education which values teachers and students, as well as the whole school community. An approximation between the thinking of Michel Henry and Paulo Freire, both thinkers about Life as an incarnated práxis in the daily life of men and women of all ages, is established. The theological dimension present in the work of the authors is presented as well. In the third chapter the relation between education and ethics is highlighted, which makes it possible to have an encounter and dialog between people of different cultures based on the respect of the subjectivities and the valorization of diversity in the communal construction of relations which potentialize Life. en
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Faculdades EST pt_BR
dc.relation.ispartofseries TMP;541
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE pt_BR
dc.subject Educação de jovens e adultos pt_BR
dc.subject Fenomenologia da vida pt_BR
dc.subject Afetividade pt_BR
dc.subject Teologia pt_BR
dc.subject Diálogo e cultura pt_BR
dc.subject Ética pt_BR
dc.subject Education of youth and adults en
dc.subject Phenomenology of life en
dc.subject Affection en
dc.subject Theology en
dc.subject Dialog and culture en
dc.subject Ethics en
dc.title A educação enquanto sensibilização para a vida: uma perspectiva fenomenológica da EJA pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.contributor.advisor-co1 Saldanha, Marcelo Ramos pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Lattes http://lattes.cnpq.br/6308804580424239 pt_BR
dc.contributor.referee1 Zwetsch, Roberto Ervino
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/8795910334550225 pt_BR
dc.description.resumo Esta pesquisa busca estabelecer um diálogo entre a fenomenologia da Vida de Michel Henry e a educação, sobretudo a Educação de Jovens e Adultos (EJA). A fenomenologia da Vida entende a Afetividade como condição essencial do ser humano e parte desse paradigma para compreender a educação enquanto ação sensibilizadora, que busca o desenvolvimento das potencialidades de todos os envolvidos, propiciando o encontro desses sujeitos com a Vida. A introdução apresenta a relação entre a Educação de Jovens e Adultos e a fenomenologia da Vida, pensando as possíveis contribuições para as práticas educativas na EJA. O primeiro capítulo aborda os sujeitos que compõem o cotidiano das escolas, pensando a escola como um lugar de encontros e desencontros que, por vezes, obstaculizam a presença da vida em sua plenitude. A fenomenologia da Vida possibilita um novo olhar para o ser humano, capaz de contribuir para o desenvolvimento dos processos e práticas educativas na EJA. O segundo capítulo trata do enriquecimento mútuo que pode ser estabelecido em uma educação que valorize docentes e discentes, bem como toda a comunidade escolar. É estabelecida uma aproximação entre os pensamentos de Michel Henry e Paulo Freire, ambos pensadores da Vida enquanto práxis encarnada no cotidiano de homens e mulheres de todas as idades. Também é apresentada a dimensão teológica presente na obra dos autores. No terceiro capítulo é destacada a relação entre educação e ética, o que torna possível o encontro e o diálogo entre pessoas de diferentes culturas a partir do respeito às subjetividades e da valorização da diversidade na construção comunitária de relações que potencializam a Vida. pt_BR
dc.publisher.country BR pt_BR
dc.publisher.department Teologia pt_BR
dc.publisher.program Programa de Teologia pt_BR
dc.publisher.initials EST pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/4577601231481078 pt_BR
dc.contributor.advisor1 Wondracek, Karin Hellen Kepler
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6308804580424239 pt_BR


Files in this item

The following license files are associated with this item:

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account