Repositorio Faculdades EST

O ensino de matemática com os índios Suruí

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creator Santos, Ozemar Oliveira dos
dc.date.accessioned 2018-04-25T14:37:47Z
dc.date.available 2018-04-25T14:37:47Z
dc.date.issued 2018-01-10
dc.identifier.uri http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/852
dc.description 72 p. : il. pt_BR
dc.description.abstract This Master´s thesis has as its theme the teaching of mathematics with the Suruí indigenous people. Upon observing the difficulty presented by the Suruí in mathematics at the Federal Institute of Rondônia, in the city of Cacoal, RO, there was a proposal to use ethno-mathematics as a pedagogical tool to teach mathematics to the Suruí. The indigenous autonomy, with the end of the guardianship of Brazil, makes it possible for the indigenous to value their history and their reality, having their education as the motto for this goal. In this way, through bibliographic study, after a contextual reflection of the indigenous in Brazil and of the Suruí, emphasizing the issue of indigenous education, one reflects about ethnoknowledge and, consequently, on ethno-mathematics in the Suruí indigenous education, considering the indigenous knowledge. en
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Faculdades EST pt_BR
dc.relation.ispartofseries TMP;543
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject ÉTICA E GESTÃO pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Etnomatemática pt_BR
dc.subject Povos indígenas pt_BR
dc.subject Suruí Paíter pt_BR
dc.subject Education en
dc.subject Ethno-mathematics en
dc.subject Indigenous peoples en
dc.title O ensino de matemática com os índios Suruí pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.contributor.referee1 Silva, Laura Franch Schmidt da
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/6858886305291005 pt_BR
dc.description.resumo A dissertação de mestrado tem como tema o ensino de matemática com os índios Suruí. Ao se constatar pela dificuldade apresentada pelos Suruí em matemática no Instituto Federal de Rondônia, na cidade de Cacoal, RO, propõe-se a utilização da etnomatemática como ferramenta pedagógica para o ensino da matemática para os Suruí. A autonomia indígena, com o fim da tutela no Brasil, possibilita aos indígenas a valorização da sua história e da sua realidade, tendo a sua educação como mote para este fim. Desta forma, através de estudo bibliográfico, após reflexão contextual dos indígenas no Brasil e dos Suruí, enfatizando a questão da educação indígena, reflete-se sobre o etnoconhecimento e, por conseguinte, sobre a etnomatemática na educação indígena Suruí, considerando os saberes indígenas. pt_BR
dc.publisher.country BR pt_BR
dc.publisher.department Teologia pt_BR
dc.publisher.program Programa de Teologia pt_BR
dc.publisher.initials EST pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/0940083416873627 pt_BR
dc.contributor.advisor1 Zwetsch, Roberto Ervino
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8795910334550225 pt_BR


Ficheros en el ítem

El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia:

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar en DSpace


Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta