dc.creator | Santana, Marlene Lima Oliveira | |
dc.date.accessioned | 2018-04-25T14:32:36Z | |
dc.date.available | 2018-04-25T14:32:36Z | |
dc.date.issued | 2017-12-12 | |
dc.identifier.uri | http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/851 | |
dc.description | 60 p. | pt_BR |
dc.description.abstract | The main goal of this paper is to analyze the practice of reading in the classroom with students of the program for Technician in Musical Instrument in the PROEJA modality, in the curricular component of Portuguese Language in the Manoel Novaes State Highschool, situated in Salvador/BA, based on the method of the parables of Jesus, to foment in them the taste for reading and reflection. One can observe in this research the inclination of the students toward reading, however these present difficulties in reading and textual interpretation, which compromise their institutional development as well as their professional work. The acquisition of these skills will enhance the learning of the contents of all the disciplines and the instrument practice of the professional in music. To dynamize the practice of reading, making it possible for the student to read with pleasure and for pleasure, one proposes, in order to acquire these skills, interpretative readings of the parables of Jesus as a textual genre to be worked in the Portuguese Language classes. The research presented here is classified as bibliographic and documental, since a review was made of some works on the subject with explicative, interpretative and evaluative surveys. The referred study has as its goal the application of the acquired knowledge and the change of behavior and attitude of the learners in the practice of reading as an instrument of understanding and transformation of society. | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Faculdades EST | pt_BR |
dc.relation.ispartofseries | TMP;536 | |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE | pt_BR |
dc.subject | Parábolas de Jesus | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Interpretação textual | pt_BR |
dc.subject | Parables of Jesus | en |
dc.subject | Reading | en |
dc.subject | Textual interpretation | en |
dc.title | As parábolas de Jesus como método de ensino no processo educativo do PROEJA | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Schmitt, Flavio | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4051638587142121 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho tem como principal objetivo analisar a prática da leitura em sala de aula com discentes do curso de Técnico em Instrumento Musical na modalidade PROEJA, no componente curricular Língua Portuguesa do Colégio Estadual Deputado Manoel Novaes, situado em Salvador/BA, a partir do método das parábolas de Jesus, a fim de fomentar neles/as o gosto pela leitura e reflexão. Observa-se, nesta pesquisa, a inclinação dos e das discentes para a leitura, contudo, esses apresentam dificuldades em leitura e interpretação textual, o que compromete o seu desempenho institucional, assim como a sua atuação profissional. A aquisição dessas habilidades favorecerá a aprendizagem dos conteúdos de todas as disciplinas e a prática instrumental do e da profissional em música. Para dinamizar a prática da leitura, viabilizando ao e à discente ler com prazer e por prazer, propõe-se, para a depreensão dessas habilidades, leituras interpretativas das parábolas de Jesus como gênero textual a ser trabalhado nas aulas de Língua Portuguesa. A pesquisa que aqui se apresenta é classificada como bibliográfica e documental, pois foi feita uma revisão de algumas obras sobre o assunto com levantamentos explicativos, interpretativos e avaliativos. O referido estudo tem como alvo a aplicação dos conhecimentos adquiridos e a mudança de comportamento e atitude dos educandos e das educandas na prática da leitura como instrumento de compreensão e transformação da sociedade. | pt_BR |
dc.publisher.country | BR | pt_BR |
dc.publisher.department | Teologia | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Teologia | pt_BR |
dc.publisher.initials | EST | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4687846328561684 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Hoefelmann, Verner | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8692969730711420 | pt_BR |
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