dc.creator |
Purificação, Marcelo Máximo |
|
dc.date.accessioned |
2016-07-25T15:15:28Z |
|
dc.date.available |
2009-10-21 |
|
dc.date.available |
2016-07-25T15:15:28Z |
|
dc.date.issued |
2009-06-30 |
|
dc.identifier.citation |
PURIFICAÇÃO, Marcelo Máximo. A influência do ensino religioso e da educação no
processo de reintegração de menores em situação de
vulnerabilidade social. 2009. 56 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2009. |
por |
dc.identifier.uri |
http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/84 |
|
dc.description.abstract |
The crossing between Religious Teaching and politics in education context is undoubtedly an
essential theme for social sciences. The present research will serve as pedagogic support for
teachers of Religious Teaching and for other professionals who work directly on the resocialization
of children and teenagers who live in a situation of social vulnerability. The first
part approaches the historicity of Religious Teaching in Brazil, specially, in the State of
Goiás, presenting curricular aspects of the discipline and teachers' formation. The second part
approaches kids and teenagers who live in a risk situation and shows some social aspects
linked to street kids history, delineating the role of the family and social and ethical
conceptions. It culminates in legal aspects. In sequence, the research ends exposing the
collected data in three areas: the Religious Teaching; the problematization of children and
teenagers who live in a situation of social vulnerability and the reintegration process of these
kids. |
eng |
dc.format |
application/pdf |
por |
dc.language |
por |
por |
dc.publisher |
Faculdades EST |
por |
dc.rights |
Acesso Aberto |
por |
dc.subject |
Ensino Religioso |
por |
dc.subject |
Educação |
por |
dc.subject |
Vulnerabilidade social |
por |
dc.subject |
Reintegração |
por |
dc.subject |
EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA |
por |
dc.subject |
Religious education |
eng |
dc.subject |
Education |
eng |
dc.subject |
Social vulnerability |
eng |
dc.subject |
Reintegration |
eng |
dc.title |
A influência do ensino religioso e da educação no
processo de reintegração de menores em situação de
vulnerabilidade social |
por |
dc.type |
Dissertação |
por |
dc.contributor.advisor-co1 |
Brandenburg, Laude Erandi |
|
dc.contributor.advisor-co1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2720814127433525 |
por |
dc.description.resumo |
O cruzamento entre o Ensino Religioso, no âmbito educacional, e as políticas públicas, sem
sombra de dúvidas, é uma temática essencial para as ciências sociais. A presente pesquisa
servirá como suporte pedagógico para os professores de Ensino Religioso e para os demais
profissionais que trabalham diretamente com a ressocialização de crianças e jovens em
situação de vulnerabilidade social. A primeira parte aborda a historicidade do Ensino
Religioso no Brasil, sobretudo, no Estado de Goiás, apresentando aspectos curriculares da
disciplina e a formação dos professores desta área do saber. Em seguida, aborda a criança e o
adolescente em situação de risco, mostrando alguns aspectos sociais ligados à história dos
meninos e meninas de rua, delineando o papel da família e as concepções sociais e éticas,
culminando com os aspectos legais. Na seqüência, o fechamento da pesquisa se dá com o
levantamento dos dados, nos três eixos: o Ensino Religioso; a problematização dos menores
em situação de vulnerabilidade social; e a reintegração de jovens. |
por |
dc.publisher.country |
BR |
por |
dc.publisher.department |
Teologia |
por |
dc.publisher.program |
Programa de Teologia |
por |
dc.publisher.initials |
EST |
por |
dc.subject.cnpq |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA |
por |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5221482223498714 |
por |
dc.contributor.advisor1 |
Ströher, Marga Janete |
|
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9377539583841202 |
por |