Repositório Faculdades EST

A influência do ensino religioso e da educação no processo de reintegração de menores em situação de vulnerabilidade social

Mostrar registro simples

dc.creator Purificação, Marcelo Máximo
dc.date.accessioned 2016-07-25T15:15:28Z
dc.date.available 2009-10-21
dc.date.available 2016-07-25T15:15:28Z
dc.date.issued 2009-06-30
dc.identifier.citation PURIFICAÇÃO, Marcelo Máximo. A influência do ensino religioso e da educação no processo de reintegração de menores em situação de vulnerabilidade social. 2009. 56 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2009. por
dc.identifier.uri http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/84
dc.description.abstract The crossing between Religious Teaching and politics in education context is undoubtedly an essential theme for social sciences. The present research will serve as pedagogic support for teachers of Religious Teaching and for other professionals who work directly on the resocialization of children and teenagers who live in a situation of social vulnerability. The first part approaches the historicity of Religious Teaching in Brazil, specially, in the State of Goiás, presenting curricular aspects of the discipline and teachers' formation. The second part approaches kids and teenagers who live in a risk situation and shows some social aspects linked to street kids history, delineating the role of the family and social and ethical conceptions. It culminates in legal aspects. In sequence, the research ends exposing the collected data in three areas: the Religious Teaching; the problematization of children and teenagers who live in a situation of social vulnerability and the reintegration process of these kids. eng
dc.format application/pdf por
dc.language por por
dc.publisher Faculdades EST por
dc.rights Acesso Aberto por
dc.subject Ensino Religioso por
dc.subject Educação por
dc.subject Vulnerabilidade social por
dc.subject Reintegração por
dc.subject EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA por
dc.subject Religious education eng
dc.subject Education eng
dc.subject Social vulnerability eng
dc.subject Reintegration eng
dc.title A influência do ensino religioso e da educação no processo de reintegração de menores em situação de vulnerabilidade social por
dc.type Dissertação por
dc.contributor.advisor-co1 Brandenburg, Laude Erandi
dc.contributor.advisor-co1Lattes http://lattes.cnpq.br/2720814127433525 por
dc.description.resumo O cruzamento entre o Ensino Religioso, no âmbito educacional, e as políticas públicas, sem sombra de dúvidas, é uma temática essencial para as ciências sociais. A presente pesquisa servirá como suporte pedagógico para os professores de Ensino Religioso e para os demais profissionais que trabalham diretamente com a ressocialização de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social. A primeira parte aborda a historicidade do Ensino Religioso no Brasil, sobretudo, no Estado de Goiás, apresentando aspectos curriculares da disciplina e a formação dos professores desta área do saber. Em seguida, aborda a criança e o adolescente em situação de risco, mostrando alguns aspectos sociais ligados à história dos meninos e meninas de rua, delineando o papel da família e as concepções sociais e éticas, culminando com os aspectos legais. Na seqüência, o fechamento da pesquisa se dá com o levantamento dos dados, nos três eixos: o Ensino Religioso; a problematização dos menores em situação de vulnerabilidade social; e a reintegração de jovens. por
dc.publisher.country BR por
dc.publisher.department Teologia por
dc.publisher.program Programa de Teologia por
dc.publisher.initials EST por
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA por
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/5221482223498714 por
dc.contributor.advisor1 Ströher, Marga Janete
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/9377539583841202 por


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta