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Da realidade ao mito e vice-versa: a aula como sistema vivo e a experiência do renascimento

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dc.creator Lipke, Richard Kümmel
dc.date.accessioned 2016-07-25T15:51:51Z
dc.date.available 2009-10-08
dc.date.available 2016-07-25T15:51:51Z
dc.date.issued 2009-08-04
dc.identifier.citation LIPKE, Richard Kümmel. Da realidade ao mito e vice-versa: a aula como sistema vivo e a experiência do renascimento. 2009. 94 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2009. por
dc.identifier.uri http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/78
dc.description.abstract This dissertation concern about the desirable mithic and archetypical rebirth of the educational partner and the transformation of the modern structure of instituituinal meeting. The work have complex aproach, is relating and subordinating to the Biology, the deep Psychology, the Theology and the Education one another. In the Maturana s biology, the concept of living system, that would be as much the educational partner as the Class. In jung psychology, the concepto ok Individuation, as the project of rebirth. In the archaic greek mithology, the example of all the actions in the homeric and hesiodic myths, attentively in the rebirth myths. In Education, a reading of Rubem Alves, in an utopian and humanistic proposal, that conglobate and move nearer in intrinsic form the biologic, psycological and religious contents, that are the surfaces of the postmodern being. eng
dc.format application/pdf por
dc.language por por
dc.publisher Faculdades EST por
dc.rights Acesso Aberto por
dc.subject Autopoiese por
dc.subject Individuação por
dc.subject Mitologia grega por
dc.subject Aula pós-moderna por
dc.subject Autopoiesis eng
dc.subject Individuation eng
dc.subject Greek mithology eng
dc.subject Postmodern Class eng
dc.subject RELIGIÃO E EDUCAÇÃO por
dc.title Da realidade ao mito e vice-versa: a aula como sistema vivo e a experiência do renascimento por
dc.type Dissertação por
dc.contributor.referee1 Schaper, Valério Guilherme
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/3516948733028434 por
dc.contributor.referee2 Eggert, Edla
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/8360909218928418 por
dc.description.resumo Esta dissertação versa sobre o desejável renascimento mítico-arquetípico do parceiro pedagógico e a transformação da estrutura moderna do encontro institucional. O trabalho tem abordagem complexa, envolvendo e subordinando a Biologia, a Psicologia profunda, a Teologia e a Pedagogia umas às outras. Na Biologia de Maturana, o conceito de sistema vivo, que pode ser tanto o parceiro pedagógico quanto a Aula. Na Psicologia junguiana, o conceito de individuação, como projeto de renascimento. Na Mitologia grega arcaica, o exemplo de todas as ações nos mitos homéricos e hesiódicos, especialmente achados nos mitos do renascimento. Na Pedagogia, uma leitura de Rubem Alves, numa proposta humanística utópica, que engloba e aproxima de forma intrínseca os conteúdos biológicos, psíquicos e religiosos, que são as emergências do ser pósmoderno por
dc.publisher.country BR por
dc.publisher.department Teologia por
dc.publisher.program Programa de Teologia por
dc.publisher.initials EST por
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA por
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/7425685881166027 por
dc.contributor.advisor1 Klein, Remi
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6363213953832880 por


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