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Concepção do modelo de gestão escolar à luz de princípios éticos baseados em valores cristãos

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dc.creator Mercês, Rutiane Peixoto das
dc.date.accessioned 2017-06-09T19:42:23Z
dc.date.available 2017-06-09T19:42:23Z
dc.date.issued 2017-01-05
dc.identifier.uri http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/757
dc.description 75 p. pt_BR
dc.description.abstract This paper is a brief study of postulates referring to ethics with regard to the way it is constructed founded on theoretical postulates about the model of school management. That is why, in light of the ethical principles in the sense of demonstrating the possible existence of a better way to conduct a management guided by Christian values, since, in current times much is being said about values considering that they are not unchangeable, the first chapter deals primarily with some theoretical concepts which make reference to ethics in the perspective of authors who work with this theme. In turn, the second chapter deals with the ethical principles tied to the characterizations of the Christian values connected to spiritualized management. In this sense, we will also explain the Code of Ethics of Public Service – Single Legal Regime of the Civil Public Servants of the Direct Administration of the Authorities and Public Foundations of the State of Pará, Law 5810/1994, to give a foundation to the category of the public servants so necessary to the states. In this sense, the third chapter reflects about management in its multiple facets, and in a way that will be dealt with by the institutions as a field of useful knowledge for the development of the institution, although it is still necessary that the conceptual bases of management be established to trace out a methodological theoretical framework to deal with school management, a very necessary theme in the educational area. At the end, the fourth chapter occupies itself with the processes and methods of the research which was carried out through documental analysis which sustained this study and took place in two specific stages, which are, first: through a brief survey of the trajectory of the institution as well as an explanation of the referential marks; second: through the consideration of the analyzed trajectories and results so as to verify the conception of a model of school management as well as its effective bases. en
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Faculdades EST pt_BR
dc.relation.ispartofseries TMP;496
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject ÉTICA E GESTÃO pt_BR
dc.subject Gestão pt_BR
dc.subject Ética pt_BR
dc.subject Valores Cristãos pt_BR
dc.subject Management en
dc.subject Ethics en
dc.subject Christian Values en
dc.title Concepção do modelo de gestão escolar à luz de princípios éticos baseados em valores cristãos pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.contributor.referee1 Reblin, Iuri Andréas
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/4008773551065957 pt_BR
dc.description.resumo Este trabalho é um breve estudo de postulados referentes à ética, a respeito da maneira como ela é construída fundamentada nos postulados teóricos acerca do modelo de gestão escolar. Por isso, à luz dos princípios éticos, no sentido de demonstrar a possível existência de uma maneira de melhor conduzir uma gestão pautada em valores cristãos, uma vez que nos dias atuais muito se tem falado em valores posto que eles não sejam imutáveis, o primeiro capítulo aborda prioritariamente alguns conceitos teóricos que fazem referência à ética sob a luz de autores que se dobram sobre a temática. Por sua vez, no segundo capítulo abordam-se os princípios éticos vinculados às caracterizações dos valores cristãos ligados à gestão espiritualizada. Nesse sentido, explanaremos ainda o Código de Ética do Serviço Público - Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos Civis da Administração Direta, das Autarquias e das Fundações Públicas do Estado do Pará, Lei 5810/1994, a fim de fundamentar a categoria dos servidores públicos tão necessários aos Estados. Nesse sentido, no terceiro capítulo reflete-se acerca da gestão em suas múltiplas facetas, e de forma a ser abordada pelas instituições como um campo de saber útil ao desenvolvimento da instituição, sendo necessário ainda que sejam estabelecidas as bases conceituais da gestão a fim de traçar um arcabouço teórico metodológico para tratar a gestão escolar, tema tão necessário no meio educacional. Por fim, o quarto capítulo se ocupa dos processos e métodos de pesquisa, a qual foi conduzida por intermédio de análise documental que sustentou o presente estudo e se deu em duas etapas específicas, a saber, a primeira: realizada por meio de um breve apanhado da trajetória da instituição, bem como uma explanação dos marcos referenciais; a segunda: realizada por meio da consideração dos percursos e resultados analisados a fim de averiguar a concepção do modelo de gestão escolar, bem como de suas bases efetivas. pt_BR
dc.publisher.country BR pt_BR
dc.publisher.department Teologia pt_BR
dc.publisher.program Programa de Teologia pt_BR
dc.publisher.initials EST pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/4718125402119225 pt_BR
dc.contributor.advisor1 Schreiber, Dusan
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5088882022022801 pt_BR


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