Mostrar el registro sencillo del ítem
dc.creator | Soares, Francisco Edésio Carlos | |
dc.date.accessioned | 2017-06-09T18:52:51Z | |
dc.date.available | 2017-06-09T18:52:51Z | |
dc.date.issued | 2017-01-17 | |
dc.identifier.uri | http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/754 | |
dc.description | 72 p. | pt_BR |
dc.description.abstract | This present work of master's degree has as theme the school management, as it is democratic and based on ethics. In times of increasingly less solid and disposable values, the school is fundamental to the development of the critical skills of learners. Brazilian institutions, although democratic in their definitions, still show themselves as verticals in their relations. The school, by its action, reflects this verticality. The challenge of school management goes beyond to provide only the empirical knowledge, it is for the joint construction of an educational project that aims at the construction of citizenship. Thus, through bibliographic research, stand out the concepts of democracy and ethics that are fundamental to a participatory awareness and of responsible conduct. Such concepts are central to the school management conduce efficiently the school administration, as a mediator and facilitator in building a reflective knowledge and in the mediation of citizenship. | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Faculdades EST | pt_BR |
dc.relation.ispartofseries | TMP;487 | |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | ÉTICA E GESTÃO | pt_BR |
dc.subject | Gestão escolar | pt_BR |
dc.subject | Democracia | pt_BR |
dc.subject | Ética | pt_BR |
dc.subject | School management | en |
dc.subject | Democracy | en |
dc.subject | Ethics | en |
dc.title | A influência da ética para gestão democrática nas escolas: uma análise da gestão escolar | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Zanella, José Caetano | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5394484099711862 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho de mestrado tem como tema a gestão escolar, enquanto democrática e pautada pela ética. Em tempos de valores cada vez menos sólidos e descartáveis, a escola se mostra fundamental para o desenvolvimento da capacidade crítica dos educandos. As instituições brasileiras, ainda que democráticas em suas definições, se mostram verticais nas suas relações. A escola, por sua ação reflete essa verticalidade. O desafio da gestão escolar está para além de proporcionar o conhecimento empírico somente, mas para a construção conjunta de um projeto pedagógico que vise à construção da cidadania. Assim, através de pesquisa bibliográfica, destacam-se os conceitos de democracia e ética, fundamentais para a consciência participativa e de conduta responsável. Tais conceitos são fundamentais para a gestão escolar conduzir de forma eficiente a administração escolar, como mediadora e facilitadora na construção de um conhecimento reflexivo e na mediação da cidadania. | pt_BR |
dc.publisher.country | BR | pt_BR |
dc.publisher.department | Teologia | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Teologia | pt_BR |
dc.publisher.initials | EST | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4026103807004717 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Schaper, Valério Guilherme | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3516948733028434 | pt_BR |