Repositorio Faculdades EST

Gestão democrática escolar: construção coletiva do PPP, ensino-aprendizagem e democracia escolar

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creator Silva, Libânia dos Santos
dc.date.accessioned 2017-04-05T20:31:52Z
dc.date.available 2017-04-05T20:31:52Z
dc.date.issued 2016-09-08
dc.identifier.uri http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/745
dc.description 62 p. pt_BR
dc.description.abstract Observing the social problems as a whole, and with the concern about the paths that education is taking, we sought, through a reflective effort, to understand the importance of the school administration in a democratic perspective aimed at basic needs and the fulfillment of the individuals. In this paper, we comprehend that the commitment to the democratic practice and to exercising citizenship becomes concrete in the life experience of cooperative and solidary human relations, from whence the struggle for the transformation of society. The democratic school administration is not just a technical activity. It is also directed toward the values and the social role of education, which facilitates and instigates the construction and implantation of the political-pedagogical project which should assume plurality and diversity as a democratic value. Beyond this, we understand here that the process of administration is not the exclusive role of the school administrator, but of carrying out a participative process involving all of the social segments which make up the school Thus the need for this research, since the proposed study makes possible a deepening of the theme, presenting to the reader a reflection about the role of the school administrator as it relates to the theory and the practice, to its importance and competence in the face of the challenges and the changes contemporary education. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Faculdades EST pt_BR
dc.relation.ispartofseries TMP;470
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject ÉTICA E GESTÃO pt_BR
dc.subject Gestão Escolar Democrática pt_BR
dc.subject Ensino-aprendizagem pt_BR
dc.subject Projeto Político-Pedagógico pt_BR
dc.subject Participação da Comunidade Escolar pt_BR
dc.subject Democratic School Administration en
dc.subject Teaching-learning en
dc.subject Political-Pedagogical Project en
dc.subject School Community Participation en
dc.title Gestão democrática escolar: construção coletiva do PPP, ensino-aprendizagem e democracia escolar pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.contributor.referee1 Streck, Gisela Isolde Waechter
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/390614469261947 pt_BR
dc.description.resumo Diante da observação dos problemas sociais como um todo e a preocupação com os caminhos da educação é que se buscou, através de um trabalho reflexivo, a possibilidade de se entender a importância da gestão escolar numa perspectiva democrática voltada para as necessidades básicas e à realização dos indivíduos. Neste trabalho, compreendemos que o comprometimento com o processo democrático e com o exercício da cidadania concretiza-se na vivência de relações humanas cooperativas e solidárias, daí a luta pela transformação da sociedade. A gestão escolar democrática não é uma atividade apenas técnica. Ela está também voltada para os valores e à função social da educação, que facilita e impulsiona tanto a construção quanto a implantação do projeto político-pedagógico, que deverá assumir a pluralidade e diversidade como valor democrático. Além disso, compreendemos aqui que o processo de gestão não é função exclusiva do gestor escolar, e sim, da realização de um trabalho participativo, envolvendo todos os segmentos sociais que compõem a escola. Daí a necessidade da pesquisa, uma vez que o estudo proposto possibilita um aprofundamento da temática, apresentando ao leitor/a uma reflexão quanto ao papel do gestor escolar, no que se refere à teoria e prática, a sua importância e competência face aos desafios e mudanças na educação contemporânea. pt_BR
dc.publisher.country BR pt_BR
dc.publisher.department Teologia pt_BR
dc.publisher.program Programa de Teologia pt_BR
dc.publisher.initials EST pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3838443156928617 pt_BR
dc.contributor.advisor1 Zwetsch, Roberto Ervino
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8795910334550225 pt_BR


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar en DSpace


Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta