Faculdades EST Repository

O conselho de classe como ferramenta de avaliação escolar: um estudo da atuação do conselho de classe do IFPI, Campus de Parnaíba, numa perspectiva ética e democrática

Show simple item record

dc.creator Carneiro, Cícero Wilrison Alves
dc.date.accessioned 2017-03-31T20:02:26Z
dc.date.available 2017-03-31T20:02:26Z
dc.date.issued 2017-01-10
dc.identifier.uri http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/736
dc.description 73 p. : il. pt_BR
dc.description.abstract The theme of this work is the class council as a tool for school evaluation. It is about a tool which has the power to decide the future of a student and the student’s learning. In this sense, the question arises as to the ethical and democratic principles used in conducting the class council. Based on bibliographic research one seeks to define and relate the concepts of ethics, democracy, school evaluation and class council, and based on a case study in the Federal Institute of Piauí – IFPI- Paraíba Campus, through the methodology of participant observation, observe how the evaluative process takes place in practice. The class council has been shown to be efficient because the decision is not individual but a collective one, contemplating the student in his or her individuality (process of individual learning, including the influence of external aspects) and in his or her context (with other curricular components). In this way, it approximates an ethical and democratic process of evaluation in teaching and learning. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Faculdades EST pt_BR
dc.relation.ispartofseries TMP;480
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject ÉTICA E GESTÃO pt_BR
dc.subject Conselho de Classe pt_BR
dc.subject Avaliação pt_BR
dc.subject Ética pt_BR
dc.subject Democracia pt_BR
dc.subject Class Council en
dc.subject Evaluation en
dc.subject Ethics en
dc.subject Democracy en
dc.title O conselho de classe como ferramenta de avaliação escolar: um estudo da atuação do conselho de classe do IFPI, Campus de Parnaíba, numa perspectiva ética e democrática pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.contributor.referee1 Reblin, Iuri Andréas
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/4008773551065957 pt_BR
dc.description.resumo O presente trabalho tem como tema o conselho de classe como ferramenta de avaliação escolar. Trata-se de uma ferramenta dotada de poder que acaba decidindo o futuro do aluno e a sua aprendizagem. Nesse sentido, surge a pergunta pelos princípios éticos e democráticos na condução do conselho de classe. A partir de pesquisa bibliográfica procura-se definir e relacionar os conceitos de ética, democracia, avaliação escolar e conselho de classe, e, a partir do estudo de caso no Instituto federal do Piauí – IFPI – Campus de Paraíba, através da metodologia do observador participante, observar como se dá na prática o processo avaliativo. O conselho de classe se mostra eficiente porque a decisão não é individual, mas coletiva, contemplando o aluno na sua individualidade (processo de aprendizagem individual, incluindo a influência de aspectos externos) e no seu contexto (com demais componentes curriculares). Desta forma, aproxima-se do fazer ético e democrático no processo de avaliação no ensino e na aprendizagem. pt_BR
dc.publisher.country BR pt_BR
dc.publisher.department Teologia pt_BR
dc.publisher.program Programa de Teologia pt_BR
dc.publisher.initials EST pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/1221998741446974 pt_BR
dc.contributor.advisor1 Brandenburg, Laude Erandi
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2720814127433525 pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account