Mostrar el registro sencillo del ítem
dc.creator | Izaias, Antonia Mozarina Alves | |
dc.date.accessioned | 2017-03-31T19:34:55Z | |
dc.date.available | 2017-03-31T19:34:55Z | |
dc.date.issued | 2016-12-09 | |
dc.identifier.uri | http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/733 | |
dc.description | 87 p. | pt_BR |
dc.description.abstract | This paper had as a reference the analysis of the National Program of Integration of Technical Education with Basic Education in the Education Modality for Youth and Adults [PROEJA], implanted in the Federal Institute of Education, Science and Technology on the Iguatu Ceará Campus, through the Decree n. 5,840/06. To facilitate the comprehension of relevant aspects about this study, we sought to answer the following question: in what way has the National Program of Integration of Technical Education with Basic Education in the Education Modality for Youth and Adults [PROEJA] contributed to education of this public aiming at the insertion into the work world and the continuity of their studies? The analysis of this issue constituted the main goal of this investigation, the specific goals of which focused on: analyzing the historical process of technical education in Brazil; evaluate the contribution of the PROEJA Program to the formation of youth and adults, aiming at their insertion in the work world; and characterize the situation of the PROEJA of the IFCE – Iguatu Campus. The research was conducted through bibliographic and documental analyses which gave foundation for this study and took place in three specific stages: the first was a discussion with a brief historical trajectory of technical education in Brazil up to PROEJA. The second was an analysis of PROEJA – the conception and the regulatory guideline. The third had the goal of analyzing the expectations and possibilities of insertion of youth and adults in the work world and this contributed to a better comprehension and reflection about the main goal of the PROEJA program which is to offer a formation which qualifies for work and for raising the level of schooling. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Faculdades EST | pt_BR |
dc.relation.ispartofseries | TMP;474 | |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE | pt_BR |
dc.subject | Educação Profissional | pt_BR |
dc.subject | PROEJA | pt_BR |
dc.subject | Mundo do Trabalho | pt_BR |
dc.subject | Professional Education | en |
dc.subject | Work World | en |
dc.title | Análise do processo de implantação do programa de educação profissional integrada à educação básica na modalidade de educação de jovens e adultos-PROEJA numa perspectiva crítica | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Reblin, Iuri Andréas | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4008773551065957 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho teve como referência a análise do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos PROEJA, implantado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Campus Iguatu Ceará, por meio do Decreto nº 5.840/06. Para facilitar a compreensão de aspectos relevantes acerca desse estudo, buscou-se responder à seguinte questão: de que forma o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos PROEJA tem contribuído para a formação desse público, visando a inserção ao mundo do trabalho e continuidade de estudos? A análise dessa questão constituiu o objetivo geral desta investigação, cujos objetivos específicos se detiveram em: analisar o processo histórico da educação profissional no Brasil; avaliar a contribuição do Programa PROEJA para formação de jovens e adultos, visando a inserção ao mundo do trabalho; e caracterizar a situação do PROEJA do IFCE – Campus Iguatu. A pesquisa foi conduzida por intermédio de análise bibliográfica e documental que sustentaram esse estudo e se deu em três etapas específicas: a primeira foi feita uma discussão com uma breve trajetória histórica da educação profissional no Brasil até o PROEJA. A segunda foi feita uma análise do PROEJA – concepção e marco regulatório. A terceira, objetivando analisar as expectativas e possibilidades de inserção dos jovens e adultos ao mundo do trabalho e que contribuiu para uma melhor compreensão e reflexão acerca do objetivo principal do programa PROEJA que é oferecer uma formação de qualificação para o trabalho e a elevação do nível de escolaridade. | pt_BR |
dc.publisher.country | BR | pt_BR |
dc.publisher.department | Teologia | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Teologia | pt_BR |
dc.publisher.initials | EST | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0047210788745678 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Schreiber, Dusan | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5088882022022801 | pt_BR |