dc.creator |
Nascimento, Raimundo Nonato Marques do |
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dc.date.accessioned |
2017-03-24T15:09:48Z |
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dc.date.available |
2017-03-24T15:09:48Z |
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dc.date.issued |
2016-07-22 |
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dc.identifier.uri |
http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/725 |
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dc.description |
72 p. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
It is not today that man does not know the true fundamental meaning to the existence of multiple cultures in the environment in which he lives. And this does not mean that he is sometimes able to accept the cultural diversity in which he is directly or indirectly inserted. For the school environment, working on cultural diversity, as well as values of identity and equality, religious or not, are called for by the recognition of cultural differences. Based on these thoughts, this work sought to describe the aspects of the myth of the Tower of Babel that contrast and influence the approaches and distances of cultural diversity existing in the school. For the religious, racial, sexual interculturality and other more present in the school environment, opens space for the discussion about the importance of the debate of cultural diversity in the school. Taking this work, the understanding that can be obtained on the theme within this learning environment, allowing to draw a critical view about how cultural diversity is interpreted in the contemporary, as it is worked in this educational space. It was a research with descriptive, bibliographic means, for exploratory purposes, according to the classification established by Vergara (2005). Consisting initially of the bibliographic mapping referring to the main authors that approach the chosen theme. Noting that there are some stigmas about the acceptance of people with different cultural aspects present in the same social life. For whom the school consists of an environment conducive to deconstruct these stigmatic aspects. It is also emphasized that the importance of working with cultural diversity in schools is essential for the training of citizens of human beings. Taking into account the role of the teacher and the school in this process as tools that guarantee the totality of the rupture of still frequent prejudices and inequality. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Faculdades EST |
pt_BR |
dc.relation.ispartofseries |
TMP;466 |
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dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.subject |
Diversidade Cultural |
pt_BR |
dc.subject |
Mito |
pt_BR |
dc.subject |
Torre de Babel |
pt_BR |
dc.subject |
Cultural Diversity |
en |
dc.subject |
Myth |
en |
dc.subject |
Babel Tower |
en |
dc.subject |
EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE |
pt_BR |
dc.title |
Aproximações e distanciamentos da diversidade cultural na escola em contraste ao mito da Torre de Babel |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
Schmitt, Flavio |
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dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4051638587142121 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Não é de hoje que o homem desconhece o verdadeiro sentido fundamental à existência de múltiplas culturas no meio em que convive. E isso faz com que ele mesmo não seja por vezes capaz de aceitar a diversidade cultural em que propriamente está inserido direta ou indiretamente. Para o âmbito escolar, trabalhar a diversidade cultural, bem como os valores de identidade e igualdade, religiosa ou não, são clamados pelo reconhecimento das diferenças culturais. Com base nesses pensamentos, este trabalho buscou descrever os aspectos do mito da Torre de Babel que contrastam e influem nas aproximações e distanciamentos da diversidade cultural existentes na escola. Pois, a interculturalidade religiosa, racial, sexual e outras mais presentes no ambiente escolar, abre espaço para a discussão sobre a importância do debate da diversidade cultural na escola. Levando a buscar através deste trabalho, a compreensão que pode ser obtida sobre o tema dentro deste ambiente de aprendizagem, permitindo traçar uma visão crítica acerca de como a diversidade cultural é interpretada na contemporaneidade, de acordo como é trabalhada neste espaço educacional. Tratou-se de uma pesquisa com meios descritivos, bibliográficos, para fins exploratórios, conforme a classificação estabelecida por Vergara (2005). Consistindo inicialmente do mapeamento bibliográfico referente aos principais autores que abordam a temática escolhida. Observando que existem alguns estigmas sobre a aceitação de pessoas com diferentes aspectos culturais presentes em um mesmo convívio social. Para os quais a escola consiste de um ambiente propício para desconstruir estes aspectos estigmáticos. Destaca-se também que a importância de se trabalhar com a diversidade cultural na escola é imprescindível para formação cidadã dos seres humanos. Levando em consideração o papel do professor e da escola nesse processo como ferramentas que garantam a totalidade do rompimento de preconceitos e desigualdade ainda frequentemente existentes. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
BR |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Teologia |
pt_BR |
dc.publisher.program |
Programa de Teologia |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
EST |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1065927069455098 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
Bobsin, Oneide |
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dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9895594646147746 |
pt_BR |