Repositorio Faculdades EST

O engajamento sob a perspectiva corporativa e a contribuição de valores cristãos

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creator Furtado Junior, Evaldo Reis
dc.date.accessioned 2016-11-29T19:25:16Z
dc.date.available 2016-11-29T19:25:16Z
dc.date.issued 2016-03-23
dc.identifier.uri http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/722
dc.description 224 p. : il. pt_BR
dc.description.abstract To wish that work could be more inspiring and motivating for people can be one of the engagement functions and this can induce organizations to seek ways to cultivate it in their culture, bringing benefits to all involved in this mission. By the way, organizational culture, as well as leadership and justice are essential prerequisites for obtaining this ideal, treated as indispensable antecedents by some theorists. Engagement can be viewed both by positive psychology as well as by the business world and it is precisely for these two segments that this work has the general objective of correlating Christian values with corporate engagement models suggested by William Macey, Wilmar Schaufeli and Peter Cheese. Comprehended among these Christian values are: community life, care, trust, otherness, dialogue, justice, hope and love. There is no single definition of values, but it is appropriate that they be rooted in a comprehensive and in-depth view of the world and the concrete needs of life. This study is characterized by a qualitative approach with a literature search procedure, where the analyses through interpretive readings concluded that all the afore-mentioned Christian values can be attributed to the corporate models of engagement. The text is structured beginning with an introduction which presents a brief reflection on the business practice and its relationship with the collaborator, making room for discussion about engagement. It also clarifies the problematization of the study and its purposes, as well as the methodological proposition for the research. The theoretical framework is the next chapter with emphasis on three core themes: engagement and its connection with positive psychology and the business world and the concepts of values, both individual and corporate. The next topics present the analysis of engagement models from the perspective of attributing Christian values and the correlation of such values to the three corporate models, bringing, at the end, the final considerations in which it was possible to point out as a result of this research, the correlation of all Christian values mentioned above to the three models of engagement. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Faculdades EST pt_BR
dc.relation.ispartofseries TD;152
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject Engajamento pt_BR
dc.subject Valores Cristãos pt_BR
dc.subject William Macey pt_BR
dc.subject Wilmar Schaufeli pt_BR
dc.subject Engagement en
dc.subject Christian values en
dc.subject RELIGIÃO E EDUCAÇÃO pt_BR
dc.subject Peter Cheese pt_BR
dc.title O engajamento sob a perspectiva corporativa e a contribuição de valores cristãos pt_BR
dc.type Tese pt_BR
dc.contributor.referee1 Schaper, Valério Guilherme
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/3516948733028434 pt_BR
dc.contributor.referee2 Schreiber, Dusan
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/5088882022022801 pt_BR
dc.contributor.referee3 Murad, Afonso Tadeu
dc.contributor.referee3Lattes http://lattes.cnpq.br/5635145135387949 pt_BR
dc.contributor.referee4 Hoppen, Norberto
dc.contributor.referee4Lattes http://lattes.cnpq.br/6449004692238588 pt_BR
dc.description.resumo Desejar que o trabalho seja mais inspirador e motivador para as pessoas pode ser uma das funções do engajamento e isto provoca as organizações a buscar formas de cultivá-lo em sua cultura, trazendo benefícios a todos os envolvidos por essa missão. Por sinal, cultura organizacional, assim como liderança e justiça, são pré-requisitos fundamentais para a obtenção do fenômeno, tratados como antecedentes indispensáveis por alguns teóricos. O engajamento pode ser visto tanto pelo olhar da psicologia positiva como pelo mundo dos negócios e é justamente por estes dois segmentos que este trabalho tem por objetivo geral correlacionar valores cristãos com modelos de engajamento corporativos sugeridos por William Macey, Wilmar Schaufeli e Peter Cheese. Entre estes valores cristãos compreende-se: a vida comunitária, o cuidado, a confiança, a alteridade, o diálogo, a justiça, a esperança e o amor. Não há uma única definição para valores, mas é oportuno que sejam enraizados numa concepção abrangente do mundo e as necessidades concretas da vida. O estudo se caracteriza por uma abordagem qualitativa tendo como procedimento o da pesquisa bibliográfica, onde as análises através de leituras interpretativas concluíram que todos os valores cristãos citados podem ser atribuídos aos modelos corporativos de engajamento. O texto está estruturado a partir de uma introdução que faz uma breve reflexão sobre a prática empresarial e sua relação com o colaborador e a colaboradora, abrindo espaço para discussão sobre o engajamento. Esclarece também a problematização do estudo e seus objetivos, além da proposição metodológica de investigação. O referencial teórico vem no capítulo seguinte, com destaque aos três temas centrais: o engajamento e sua relação com a psicologia positiva e ao mundo empresarial e as conceituações sobre valores, tanto os individuais como os corporativos. Os próximos tópicos apresentam a análise dos modelos de engajamento a partir da perspectiva de atribuição dos valores cristãos e a correlação de tais valores aos três modelos corporativos, trazendo por último as considerações finais, em que foi possível destacar como resultado da pesquisa a correlação de todos os valores cristãos citados aqui aos três modelos de engajamento. pt_BR
dc.publisher.country BR pt_BR
dc.publisher.department Teologia pt_BR
dc.publisher.program Programa de Teologia pt_BR
dc.publisher.initials EST pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/8605818294004445 pt_BR
dc.contributor.advisor1 Sinner, Rudolf Eduard von
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5391368668845628 pt_BR


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar en DSpace


Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta