Repositório Faculdades EST

Gestão educacional pública: dos aspectos políticos e legais a uma proposta de gestão

Mostrar registro simples

dc.creator Noronha, Cássio Barbosa
dc.date.accessioned 2016-11-21T18:21:05Z
dc.date.available 2016-11-21T18:21:05Z
dc.date.issued 2016-01-04
dc.identifier.uri http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/719
dc.description 58 p. pt_BR
dc.description.abstract This research has the goal of explaining a study about the work, profile and attributes of a school manager. For this the study is founded on a historical, pedagogical and administrative context of the Brazilian educational system. Besides this the research deals with relevant concepts such as: leadership, ethics, democratic management, the role of the educational manager, models of management and guiding legislation for education of the country. The relevance of these concepts pervades the whole construction of this research and also demonstrates their efficacy and efficiency in the educational process. Finally, there is emphasis on the ideal management model that should be implanted in the teaching institution where the social and professional construction of the citizens are prioritized – the Instituto Federal de Educação [The Federal Institute of Education]. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Faculdades EST pt_BR
dc.relation.ispartofseries TMP;423
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject Gestão Educacional pt_BR
dc.subject Gestão Escolar pt_BR
dc.subject Ética pt_BR
dc.subject Liderança pt_BR
dc.subject Educational Management en
dc.subject School Management en
dc.subject Ethics en
dc.subject Leadership en
dc.subject ÉTICA E GESTÃO pt_BR
dc.title Gestão educacional pública: dos aspectos políticos e legais a uma proposta de gestão pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.contributor.referee1 Klein, Remí
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/6363213953832880 pt_BR
dc.description.resumo A presente pesquisa objetiva explanar um estudo acerca do trabalho, do perfil e das atribuições do gestor escolar. Para tanto, o estudo fundamenta-se em um contexto histórico, pedagógico e administrativo do sistema educacional brasileiro. Além disso, a pesquisa aborda conceitos relevantes como: liderança, ética, gestão democrática, papel do gestor educacional, modelos de gestão e a legislação norteadora da educação no país. A relevância destes conceitos perpassa toda a construção desta pesquisa e, também, demonstram sua eficácia e eficiência no processo educacional. Por fim, se enfatiza o modelo de gestão ideal que deve ser implantado na instituição de ensino onde se prioriza a construção social e profissional dos cidadãos - o Instituto Federal de Educação. pt_BR
dc.publisher.country BR pt_BR
dc.publisher.department Teologia pt_BR
dc.publisher.program Programa de Teologia pt_BR
dc.publisher.initials EST pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/8174466435285373 pt_BR
dc.contributor.advisor1 Reblin, Iuri Andréas
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4008773551065957 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta