Faculdades EST Repository

A contribuição do ensino religioso da escola confessional menonita para a formação do cidadão em diferentes gerações

Show simple item record

dc.creator Gusso, Sandra de Fátima Krüger
dc.date.accessioned 2016-11-16T17:18:50Z
dc.date.available 2016-11-16T17:18:50Z
dc.date.issued 2016-01-12
dc.identifier.uri http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/710
dc.description 204 p. : il. pt_BR
dc.description.abstract The dissertation discusses the contribution of religious education toward citizen formation in the years of the 60s, 70s and 80s, at the Erasto Gaertner High School. Toward this end the historical and social context of the Paraná education, especially in Curitiba, at the end of the 19th century and beginning of the 20th century was presented. Besides this the structure, the form in which it functions and the characterization of the Erasto Gaertner High School were presented, as a result of a field research with regard to Religious Education, the object of investigation of this paper. The problem that guided the investigation was the following: How did the religious education administered at the Erasto Gaertner High School, a Protestant confessional schoolof German origin in Curitiba, contribute to the formation of the citizen with regard to the ethical, political, cultural and social aspects of the basic education students who frequented the school in the decades of 1960, 1970 and 1980? Since the object of investigation was Religious Education in the context of an Educational Institution, the methodology used was that of field research of the qualitative order. To better delineate the methodological process, the research called ex-post-facto research was also chosen as it was adequate for the proposal of this investigation. For the collection of data in the social research, an informal interview was used with the technical and pedagogical team of the School as well as a questionnaire for the alumni. Various authors in the area of education, religion and theology made up the theoretical foundation thus permitting argumentations and analyses. The results revealed that the religious education working at the College in the surveyed decades, although different from what is currently considered an ideal training citizenship, active participation in various sectors of society, contributed to a good formation of the human being in the humanitarian sense of practice of social service, based on the love of Christ, the master of Christians. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Faculdades EST pt_BR
dc.relation.ispartofseries TD;149
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject Ensino pt_BR
dc.subject Ensino Religioso pt_BR
dc.subject Cidadania pt_BR
dc.subject Formação pt_BR
dc.subject Escola Confessional pt_BR
dc.subject Teaching en
dc.subject Religious Education. en
dc.subject Citizenship en
dc.subject Formation en
dc.subject Confessional School en
dc.subject RELIGIÃO E EDUCAÇÃO pt_BR
dc.title A contribuição do ensino religioso da escola confessional menonita para a formação do cidadão em diferentes gerações pt_BR
dc.type Tese pt_BR
dc.contributor.referee1 Klein, Remí
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/6363213953832880 pt_BR
dc.contributor.referee2 Brandenburg, Laude Erandi
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/2720814127433525 pt_BR
dc.contributor.referee3 Kunz, Marivete Zanoni
dc.contributor.referee3Lattes http://lattes.cnpq.br/5398997327124397 pt_BR
dc.contributor.referee4 Fritsch, Rosangela
dc.contributor.referee4Lattes http://lattes.cnpq.br/5203131170203547 pt_BR
dc.description.resumo A tese discute a contribuição do ensino religioso para a formação cidadã nos anos 60, 70 e 80, no Colégio Erasto Gaertner. Para tanto, foi apresentado o contexto histórico e social da educação paranaense, em especial em Curitiba, no final do século XIX e início do XX. Além disso, foi apresentada a estrutura, a forma de funcionamento e a caracterização do Colégio Erasto Gaertner, como resultado de uma pesquisa de campo em relação ao Ensino Religioso, objeto de investigação desse trabalho. O problema que norteou a investigação foi o seguinte: Como o Ensino Religioso ministrado no Colégio Erasto Gaertner, escola confessional protestante de origem alemã de Curitiba, contribuiu para a formação da/o cidadã/ão no que se refere aos aspectos: ético, político, cultural e social dos alunos e alunas da educação básica que frequentaram a escola nas décadas de 1960, 1970 e 1980? Sendo o objeto de investigação o Ensino Religioso no contexto de uma Instituição Educacional, a metodologia utilizada foi a pesquisa de campo de ordem qualitativa. Para delinear melhor o processo metodológico, a denominada pesquisa ex-post-facto também foi escolhida, por ser adequada à proposta desta investigação. Para a coleta de dados na pesquisa social, foi utilizada a entrevista informal, com a equipe técnica e pedagógica do Colégio, e a aplicação de um questionário para ex-alunos. Vários autores da área de educação, religião e teologia fizeram parte da fundamentação teórica permitindo assim argumentações e análises. Os resultados revelaram que o Ensino Religioso trabalhado no Colégio nas décadas pesquisadas, ainda que diferente do que se considera atualmente uma formação ideal de cidadania, com participação ativa em variados setores da sociedade, contribuiu para uma boa formação do ser humano, no sentido humanitário da prática do serviço social, baseado no amor de Cristo, o mestre dos cristãos. pt_BR
dc.publisher.country BR pt_BR
dc.publisher.department Teologia pt_BR
dc.publisher.program Programa de Teologia pt_BR
dc.publisher.initials EST pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/0875443958665123 pt_BR
dc.contributor.advisor1 Streck, Gisela Isolde Waechter
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/390614469261947 pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account