dc.creator |
Sousa, Lorena Brito Gonçalves |
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dc.date.accessioned |
2016-10-13T20:09:35Z |
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dc.date.available |
2016-10-13T20:09:35Z |
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dc.date.issued |
2016-07-19 |
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dc.identifier.uri |
http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/690 |
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dc.description |
81 p. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
The theme of this thesis is “The school psychologist and the learning difficulties of Grade School students”. The study of the difficulties in learning and their implications is complex due to various factors. Various concepts and terms are found to designate learning difficulty. The research at hand presents some of the concepts about learning difficulties, as well as their implications in the process of learning. As a subject which covers various areas of learning and demands a multidisciplinary work, the specification of the role of the school psychologist and his or her contribution in the programs of diagnosis and intervention are necessary for their work, faced with the difficulties presented in schooling, to be effective, guaranteeing, at the same time, reflection and change of posture relating to the understanding of this work space. The specification of the work of the school psychologist about the difficulties of learning can also propitiate a reflection about their contribution in relation to this problem. The goal of this research was to analyze the role of the school psychologist with regard to difficulties in learning and, as specific goals, to present some of the concepts about learning difficulties; delimit the role of the school psychologist in relation to these; specify the work of the school psychologist relating to the difficulties in learning; propitiate a reflection about their contribution with regard to the problem. The guiding question for the elaboration of this integrative review was: How is the work of the school psychologist with regard to the learning difficulties of grade school students? An integrative review of the literature was carried out. This type of research includes distinct phases, which are: choosing the theme, elaboration of a work plan; identification; localization; compilation; book reviews; analysis and interpretation and redaction. The methodology used for the study is research using systematic reviewing, using chapters of books from the years of 1982 to 2016, and articles, monographs, published in the period of 2005 to 2016, in the Portuguese language. The following descriptors were used: in Portuguese (DeCS); Difficulty. Learning. Psychologist. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Faculdades EST |
pt_BR |
dc.relation.ispartofseries |
TMP;462 |
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dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.subject |
Dificuldade |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Psicólogo |
pt_BR |
dc.subject |
Psicóloga |
pt_BR |
dc.subject |
Difficulty |
en |
dc.subject |
Learning |
en |
dc.subject |
Psychologist |
en |
dc.subject |
EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE |
pt_BR |
dc.title |
O psicólogo e a psicóloga escolar e as dificuldades de aprendizagem de discentes do ensino fundamental |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
Brandenburg, Laude Erandi |
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dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2720814127433525 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Esta dissertação tem como tema "O psicólogo e a psicóloga escolar e as dificuldades de aprendizagem de discentes do Ensino Fundamental". O estudo das dificuldades de aprendizagem e suas implicações é complexo em decorrência de diversos fatores. Vários conceitos e termos são encontrados para designar a dificuldade de aprendizagem. A pesquisa em estudo apresenta alguns dos conceitos sobre as dificuldades de aprendizagem, bem como, as suas implicações no processo de aprender. Como uma questão que abrange diversas áreas da aprendizagem e exige um trabalho multidisciplinar, a especificação do papel do psicólogo e da psicóloga escolar e a sua contribuição nos programas de diagnóstico e intervenção se fazem necessário, para que seu trabalho diante das dificuldades apresentadas na escolarização possa ser efetivo, garantindo, ao mesmo tempo, reflexão e mudança de postura diante do entendimento desse espaço de atuação. A especificação do trabalho do psicólogo e da psicóloga escolar sobre as dificuldades de aprendizagem pode também proporcionar uma reflexão sobre a sua contribuição frente a esta problemática. O objetivo da pesquisa foi analisar o papel do psicólogo e da psicóloga escolar frente à dificuldade de aprendizagem e, como objetivos específicos apresentar alguns dos conceitos sobre as dificuldades de aprendizagem; delimitar o papel do psicólogo e da psicóloga escolar frente às mesmas; especificar o trabalho do psicólogo e da psicóloga escolar sobre as dificuldades de aprendizagem; proporcionar uma reflexão sobre a sua contribuição frente a esta problemática. A pergunta norteadora para a elaboração desta revisão integrativa foi: Como é o trabalho do psicólogo e da psicóloga escolar frente às dificuldades de aprendizagem de discentes do ensino fundamental? Foi realizada uma revisão integrativa de literatura. Este tipo de pesquisa compreende fases distintas, a saber: escolha do tema; elaboração do plano de trabalho; identificação; localização; compilação; fichamento; análise e interpretação e redação. A metodologia utilizada para o estudo é pesquisa de revisão sistemática, utilizados capítulos de livros dos anos de 1982 até 2016, e artigos, monografias, publicados no período de 2005 a 2016, em idioma português. Empregou-se os seguintes descritores: em português (DeCS): Dificuldade. Aprendizagem. Psicólogo. Psicóloga. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
BR |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Teologia |
pt_BR |
dc.publisher.program |
Programa de Teologia |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
EST |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6143697296969577 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
Silva, Laura Franch Schmidt da |
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dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6858886305291005 |
pt_BR |