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dc.creator | Leal, Wagnólia de Mendonça Nunes | |
dc.date.accessioned | 2016-10-05T13:25:16Z | |
dc.date.available | 2016-10-05T13:25:16Z | |
dc.date.issued | 2015-08-27 | |
dc.identifier.uri | http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/684 | |
dc.description | 98 p. : il. | pt_BR |
dc.description.abstract | The goal of this study is to highlight the school inclusion experienced in the Federal Institute of Ceará (IFCE) – Jaguaribe Campus – in the area of teaching and learning processes in the technical and higher level programs. This is a bibliographic and documental research. The theoretical referential used helps in the analysis of the policies directed toward school inclusion in the higher learning institutions, especially in the federal network of professional and technological education. The actions taking place in the IFCE were investigated considering the goals and actions of the Institutional Development Plan, the Pedagogical Project of the Course, the Regulation of the Didactic Organization, the Strategic Planning, laws and other documents, so as to get to know and evaluate the process of school inclusion on the campus being studied. The results propitiated a panorama about the reality of the institution, being configured as a fundamental diagnostic for the implantation and implementation of an inclusive process, the goal of which is quality education for all. The conclusion is that school inclusion on the campus that was investigated is happening, and in spite of the difficulties and impediments, a series of consolidated changes and actions favor the inclusive proposal and its acceptance by the school community. However, for inclusion to happen there is need for the adhesion of the whole academic community so that the educational proposals may aim at effective actions that lead to good performance of all the students. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Faculdades EST | pt_BR |
dc.relation.ispartofseries | TMP;406 | |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.subject | Diversidade | pt_BR |
dc.subject | IFCE | pt_BR |
dc.subject | Cursos Técnico e Superior | pt_BR |
dc.subject | Inclusion | en |
dc.subject | Diversity | en |
dc.subject | Technical Programs and Higher Learning Programs | en |
dc.subject | EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE | pt_BR |
dc.title | A inclusão escolar vivenciada no Instituto Federal do Ceará (IFCE) – Campus Jaguaribe no âmbito dos processos de ensino e aprendizagem nos cursos técnico e superior | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Streck, Gisela Isolde Waechter | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/390614469261947 | pt_BR |
dc.description.resumo | O objeto de estudo deste trabalho destaca a inclusão escolar vivenciada no Instituto Federal do Ceará (IFCE) - Campus Jaguaribe no âmbito dos processos de ensino e aprendizagem nos cursos técnico e superior. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental. O referencial teórico utilizado auxilia na análise das políticas voltadas para a inclusão escolar nas instituições de ensino superior, em especial da rede federal de educação profissional e tecnológica. Foram averiguadas as atuações em curso no IFCE, considerando-se as metas e ações do Plano de Desenvolvimento Institucional, do Projeto Pedagógico do Curso, do Regulamento de Organização Didática, do Planejamento Estratégico, leis e de outros documentos com a finalidade de conhecer e avaliar o processo de inclusão escolar no campus em estudo. Os resultados propiciaram um panorama sobre a realidade da instituição, configurando-se como um diagnóstico fundamental para a implantação e implementação de um processo inclusivo que vise uma educação de qualidade para todos. Conclui-se que a inclusão escolar no campus investigado vem ocorrendo, e apesar das dificuldades e entraves, uma série de mudanças e ações consolidadas favorecem a proposta inclusiva e sua aceitação pela comunidade escolar. No entanto, para que ocorra a inclusão é necessária uma adesão de toda a comunidade acadêmica, a fim de que os propósitos educativos visem ações efetivas para o bom desempenho de todos os estudantes. | pt_BR |
dc.publisher.country | BR | pt_BR |
dc.publisher.department | Teologia | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Teologia | pt_BR |
dc.publisher.initials | EST | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0391720896010301 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Laura Franch Schmidt da | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6858886305291005 | pt_BR |