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A inclusão escolar vivenciada no Instituto Federal do Ceará (IFCE) – Campus Jaguaribe no âmbito dos processos de ensino e aprendizagem nos cursos técnico e superior

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dc.creator Leal, Wagnólia de Mendonça Nunes
dc.date.accessioned 2016-10-05T13:25:16Z
dc.date.available 2016-10-05T13:25:16Z
dc.date.issued 2015-08-27
dc.identifier.uri http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/684
dc.description 98 p. : il. pt_BR
dc.description.abstract The goal of this study is to highlight the school inclusion experienced in the Federal Institute of Ceará (IFCE) – Jaguaribe Campus – in the area of teaching and learning processes in the technical and higher level programs. This is a bibliographic and documental research. The theoretical referential used helps in the analysis of the policies directed toward school inclusion in the higher learning institutions, especially in the federal network of professional and technological education. The actions taking place in the IFCE were investigated considering the goals and actions of the Institutional Development Plan, the Pedagogical Project of the Course, the Regulation of the Didactic Organization, the Strategic Planning, laws and other documents, so as to get to know and evaluate the process of school inclusion on the campus being studied. The results propitiated a panorama about the reality of the institution, being configured as a fundamental diagnostic for the implantation and implementation of an inclusive process, the goal of which is quality education for all. The conclusion is that school inclusion on the campus that was investigated is happening, and in spite of the difficulties and impediments, a series of consolidated changes and actions favor the inclusive proposal and its acceptance by the school community. However, for inclusion to happen there is need for the adhesion of the whole academic community so that the educational proposals may aim at effective actions that lead to good performance of all the students. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Faculdades EST pt_BR
dc.relation.ispartofseries TMP;406
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject Inclusão pt_BR
dc.subject Diversidade pt_BR
dc.subject IFCE pt_BR
dc.subject Cursos Técnico e Superior pt_BR
dc.subject Inclusion en
dc.subject Diversity en
dc.subject Technical Programs and Higher Learning Programs en
dc.subject EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE pt_BR
dc.title A inclusão escolar vivenciada no Instituto Federal do Ceará (IFCE) – Campus Jaguaribe no âmbito dos processos de ensino e aprendizagem nos cursos técnico e superior pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.contributor.referee1 Streck, Gisela Isolde Waechter
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/390614469261947 pt_BR
dc.description.resumo O objeto de estudo deste trabalho destaca a inclusão escolar vivenciada no Instituto Federal do Ceará (IFCE) - Campus Jaguaribe no âmbito dos processos de ensino e aprendizagem nos cursos técnico e superior. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental. O referencial teórico utilizado auxilia na análise das políticas voltadas para a inclusão escolar nas instituições de ensino superior, em especial da rede federal de educação profissional e tecnológica. Foram averiguadas as atuações em curso no IFCE, considerando-se as metas e ações do Plano de Desenvolvimento Institucional, do Projeto Pedagógico do Curso, do Regulamento de Organização Didática, do Planejamento Estratégico, leis e de outros documentos com a finalidade de conhecer e avaliar o processo de inclusão escolar no campus em estudo. Os resultados propiciaram um panorama sobre a realidade da instituição, configurando-se como um diagnóstico fundamental para a implantação e implementação de um processo inclusivo que vise uma educação de qualidade para todos. Conclui-se que a inclusão escolar no campus investigado vem ocorrendo, e apesar das dificuldades e entraves, uma série de mudanças e ações consolidadas favorecem a proposta inclusiva e sua aceitação pela comunidade escolar. No entanto, para que ocorra a inclusão é necessária uma adesão de toda a comunidade acadêmica, a fim de que os propósitos educativos visem ações efetivas para o bom desempenho de todos os estudantes. pt_BR
dc.publisher.country BR pt_BR
dc.publisher.department Teologia pt_BR
dc.publisher.program Programa de Teologia pt_BR
dc.publisher.initials EST pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/0391720896010301 pt_BR
dc.contributor.advisor1 Silva, Laura Franch Schmidt da
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6858886305291005 pt_BR


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