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dc.creator | Santos, Renato Luis Pereira dos | |
dc.date.accessioned | 2016-09-27T20:24:12Z | |
dc.date.available | 2016-09-27T20:24:12Z | |
dc.date.issued | 2016-06-30 | |
dc.identifier.uri | http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/678 | |
dc.description | 75 p. il. | pt_BR |
dc.description.abstract | The goal of this paper is the observation and analysis of the relations which are established between the production of musical arrangements according to academic criteria and their applicability in music education of children and adolescents, thus investigating not only the elements and the theoretical/technical processes which are present in the elaboration of arrangements but also verifying issues which show the presence of the social in music. Thus, in a first moment, the research occupies itself with the arrangements and their place in music. To arrange can be transferring a composition from one setting to another as it can also be the elaboration of a new language without changing the setting. Thus, in music education environments it can also be translated as “giving an opportunity”, making it possible for the professor/arranger to have a more sensitive perspective and directed toward the various educational realities. In a second moment the research identifies that our musical choices reveal the way we understand the world and how we act in society being an individual and private experience, but also a reflex of the whole social influence that we receive. At the end, it identifies that, in the field of music education, we still recognize the existence of many deficiencies in regard to the access to the cognitive processes of comprehension, use and manipulation of the musical languages and practices. These cognitive gaps are reflected and can be perceived in all educational levels from basic literacy training to higher level education. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Faculdades EST | pt_BR |
dc.relation.ispartofseries | TMP;458 | |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Música | pt_BR |
dc.subject | Arranjos musicais | pt_BR |
dc.subject | Cidadania | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.subject | Educação musical | pt_BR |
dc.subject | Music | en |
dc.subject | Musical arrangements | en |
dc.subject | Citizenship | en |
dc.subject | Inclusion | en |
dc.subject | Music Education | en |
dc.subject | ESPIRITUALIDADE, MÚSICA E MÍDIA | pt_BR |
dc.title | O social na música: a relação entre a produção acadêmica de arranjos musicais e a sua aplicabilidade na educação musical | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Machado, Renato Ferreira | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5182020903256616 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho tem como objetivo a observação e a análise das relações que se estabelecem entre a produção de arranjos musicais segundo critérios acadêmicos e a sua aplicabilidade na educação musical de crianças e adolescentes, investigando, deste modo, não somente os elementos e os processos teórico/técnicos que estão presentes na elaboração de arranjos, mas também averiguando questões que evidenciem a presença do social na música. Assim, num primeiro momento, a pesquisa se ocupa com os arranjos e seu lugar na música. Arranjar tanto pode ser transferir uma composição de um meio para outro, como também pode ser a elaboração de uma nova linguagem, sem mudança de meio. Sendo assim, em ambientes de educação musical, pode também ser traduzido como “dar uma oportunidade”, possibilitando ao docente/arranjador ter um olhar mais sensível e direcionado para as diversas realidades educacionais. Num segundo momento, a pesquisa identifica que as nossas escolhas musicais revelam sobre a maneira como entendemos o mundo e como nos portamos em sociedade, sendo parte de uma experiência cognitiva individual e particular, mas também o reflexo de toda a influência social que recebemos. Ao final, identifica que, no campo da educação musical, ainda reconhecemos a existência de muitas deficiências no que se refere ao acesso aos processos cognitivos de compreensão, uso e manipulação das linguagens e das práticas musicais. Essas lacunas cognitivas se refletem, e podem ser percebidas, em todos os níveis educacionais, desde a alfabetização até o ensino superior. | pt_BR |
dc.publisher.country | BR | pt_BR |
dc.publisher.department | Teologia | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Teologia | pt_BR |
dc.publisher.initials | EST | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0487428283163406 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Reblin, Iuri Andréas | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4008773551065957 | pt_BR |