Repositorio Faculdades EST

Encontros e desencontros com a educação inclusiva no município de Valença-Bahia: um enfoque sobre os desafios enfrentados pela pessoa com deficiência intelectual

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creator Santos, Cleidiane Maurício dos
dc.date.accessioned 2016-09-06T14:32:38Z
dc.date.available 2016-09-06T14:32:38Z
dc.date.issued 2016-05-23
dc.identifier.uri http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/644
dc.description 112 p. pt_BR
dc.description.abstract This study seeks to investigate to what measure the right to inclusive education has been fulfilled in the educational reality of the municipality of Valença/BA, having as reference the legal orientations of the last seven years, when, in 2008, the National Policy for Special Education in the Perspective of Inclusive Education was published. As the object of research, the focus was on the problematic which involves persons with intellectual deficiencies. It makes use of qualitative-quantitative research using as instruments for data collection the institutional registers made available: administrative documents, official documents found on Internet and cursive registers such as minutes and reports. It is based mainly on the analysis of documents in the collection of the Municipal Department of Education, besides bibliographic research. The data indicate that, although the municipality had taken on the challenge of school inclusion, putting into effect important Public Policies, there is a crisis of efficacy with regard to the guarantee of the fundamental rights of persons with intellectual deficiency so that these people may be truly included in the regular school. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Faculdades EST pt_BR
dc.relation.ispartofseries TMP;454
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject Direitos Humanos pt_BR
dc.subject Educação Inclusiva pt_BR
dc.subject Deficiência intelectual pt_BR
dc.subject Políticas Públicas pt_BR
dc.subject Human Rights en
dc.subject Inclusive Education en
dc.subject Intellectual Deficiency en
dc.subject Public Policies en
dc.subject EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE pt_BR
dc.title Encontros e desencontros com a educação inclusiva no município de Valença-Bahia: um enfoque sobre os desafios enfrentados pela pessoa com deficiência intelectual pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.contributor.referee1 Streck, Gisela Isolde Waechter
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/390614469261947 pt_BR
dc.description.resumo O presente estudo busca investigar em que medida o direito à educação inclusiva tem se concretizado na realidade educacional do município de Valença/BA, tendo por referência as orientações legais dos últimos sete anos, quando, em 2008, é publicada a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Como objeto de pesquisa, enfocou-se a problemática que envolve as pessoas com deficiência intelectual. Lança mão de pesquisa qualitativa-quantitativa, utilizando-se como instrumentos para a coleta de dados os registros institucionais disponibilizados: documentos administrativos, documentos oficiais hospedados na Internet e registros cursivos como atas e relatórios. Sustenta-se, sobretudo, na análise de documentos do acervo da Secretaria Municipal de Educação, além da pesquisa bibliográfica. Os dados indicam que, embora o município tenha assumido o desafio de promover a inclusão escolar, efetivando algumas Políticas Públicas importantes, existe uma crise de eficácia no que se refere à garantia de direitos fundamentais da pessoa com deficiência intelectual para que possa ser verdadeiramente incluída na escola regular. pt_BR
dc.publisher.country BR pt_BR
dc.publisher.department Teologia pt_BR
dc.publisher.program Programa de Teologia pt_BR
dc.publisher.initials EST pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/4055100128777346 pt_BR
dc.contributor.advisor1 Reblin, Iuri Andréas
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4008773551065957 pt_BR


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar en DSpace


Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta