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Conhecimento e piedade vital : um exercício hermenêutico para a pastoral escolar e universitária e os indicativos para uma teologia da educação

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dc.creator Artigas, Flávio Ricardo Hasten Reiter
dc.date.accessioned 2016-07-25T16:01:48Z
dc.date.available 2008-10-06
dc.date.available 2016-07-25T16:01:48Z
dc.date.issued 2008-06-30
dc.identifier.citation ARTIGAS, Flávio Ricardo Hasten Reiter. Conhecimento e piedade vital : um exercício hermenêutico para a pastoral escolar e universitária e os indicativos para uma teologia da educação. 2008. 138 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2008. por
dc.identifier.uri http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/618
dc.description.abstract An hermeneutic interpretative research in wesleyan heritage texts, with emphasis on the concept of "knowledge and vital piety", considering the practices of School and Universitary Pastoral Ministry, in the Methodist education instituition. This research is developed in three complementary moments. There is a John Wesley s historical and theological rescue in the first chapter, in his education emphasis. Followed by an analysis in the School and Universitary Pastoral Ministry regimental statements, it functions, with an interpretative reading crossing the wesleyan heritage, and daily practices of Pastoral on methodist education instituition. Also considering other main documents for education an methodism than "Diretrizes para a Educacao na Igreja Metodista", as "Plano para a Vida e Missao da Igreja Metodista" and "Credo Social". In the last chapter an interpretation combine wesleyan theological and historical tradition, and School and Universitary Pastoral Ministry function and practices, challenges, doubts and possibilities. Third chapter evaluate some indications toward a theology of education settling for further researches. In this history, theological and practice combined, conclusions build ideas to challenge knowledge construction to answer and be helpfull for Methodist Church Mission practices through it education instituition with wesleyan heritage, and Methodist educational efforts in the Mission perspective. eng
dc.format application/pdf por
dc.language por por
dc.publisher Faculdades EST por
dc.rights Acesso Aberto por
dc.subject John Wesley e educação por
dc.subject Pastoral Escolar e Universitária por
dc.subject Metodismo e Educação por
dc.subject Conhecimento e Piedade Vital por
dc.subject RELIGIÃO E EDUCAÇÃO por
dc.subject John Wesley and education eng
dc.subject Chaplaincy, School and Universitary Pastoral eng
dc.subject Methodism and Education eng
dc.subject Knowledge and Vital Piety eng
dc.title Conhecimento e piedade vital : um exercício hermenêutico para a pastoral escolar e universitária e os indicativos para uma teologia da educação por
dc.type Dissertação por
dc.contributor.referee1 Klein, Remi
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/6363213953832880 por
dc.contributor.referee2 Souza, Luís Wesley de
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/0562896593097184 por
dc.description.resumo Uma pesquisa com base na interpretação hermenêutica de textos da tradição wesleyana, com ênfase no conceito "Conhecimento e Piedade Vital", a partir regulamentação oficial e da prática da Pastoral Escolar e Universitária, na instituição de ensino da Igreja Metodista. A pesquisa é desenvolvida em três momentos complementares. No primeiro capítulo há um resgate da história e teologia de John Wesley e sua ênfase na educação. Segue uma análise do Regulamento das Pastorais Escolares e Universitárias, a partir de suas funções, por meio de uma leitura interpretativa vinculando a herança wesleyana, as diretrizes e a prática diária da Pastoral na instituição de ensino. Também são considerados outros documentos basilares para a educação e a vida da Igreja além das "Diretrizes para a Educação na Igreja Metodista": o Plano para a Vida Missão da Igreja Metodista e o Credo Social. O terceiro capítulo a traz uma abordagem hermenêutica, buscando mesclar a tradição wesleyana de teologia e história, e as funções da Pastoral Escolar e Universitária a partir de sua prática diária, seus desafios, suas dúvidas e o vislumbre das possibilidades. Para finalizar o terceiro capítulo são abordadas algumas indicações para uma teologia da educação para pesquisas posteriores. Na articulação entre história, teologia e prática as conclusões buscam desafiar ao debate e construção de conhecimento sistematizado que responda e subsidie a prática da Missão na Igreja Metodista em suas instituições de ensino a partir da herança de John Wesley, e do envolvimento do Metodismo com a educação numa perspectiva de Missão. por
dc.publisher.country BR por
dc.publisher.department Teologia por
dc.publisher.program Programa de Teologia por
dc.publisher.initials EST por
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA por
dc.contributor.advisor1 Wachs, Manfredo Carlos
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8679182448370232 por


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