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Religiosidade popular : uma análise dos PCNs do Ensino Religioso em confronto com a práxis pedagógica

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dc.creator Stürmer, Rosangela
dc.date.accessioned 2016-06-17T20:33:40Z
dc.date.available 2008-05-07
dc.date.available 2016-06-17T20:33:40Z
dc.date.issued 2008-02-28
dc.identifier.citation STÜRMER, Rosangela. Religiosidade popular : uma análise dos PCNs do Ensino Religioso em confronto com a práxis pedagógica. 2008. 87 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2008. por
dc.identifier.uri http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/603
dc.description.abstract Study which aims to examine the relationship between popular religiosity and National Curricular Parameters of Religious Education in confrontation with the pedagogical practice. The first part deals with the emergence of popular religiosity. For that were held in Group research: Religiosities People's Institute of Theology and Pastoral - ITEPA observations of expressions of popular religiosity in different places and these comments were made the logs. The question about what makes human beings seek in any way express their religiosity and the search for transcendence and value to the sacred end this first part. The second part seeks to understand the popular religiosity in an anthropological sense. It addresses the relationship that the human being has with the sacred strongly present in popular religiosity. Since the sacred is a category present in all religions and is mainly in popular religiosity that people express so well the creative, with simplicity without caring about the speeches theological institutions. Therefore if brings two experiences in the classroom to show that the manifestations of popular religiosity are present in the daily school. From the answers found in this part of the work is that the questions arise concerning the beliefs of teachers and students in connection with the knowledge. So it is important to review how the National Curricular Parameters of Religious Education present the theme of popular religiosity. Through an experiment in the classroom noted that there is a tension between belief and knowledge. To try to circumvent this problem is proposed to pedagogy of the question, which comes to show that the most important are not the answers but the questions. eng
dc.description.sponsorship Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.format application/pdf por
dc.language por por
dc.publisher Faculdades EST por
dc.rights Acesso Aberto por
dc.subject Religiosidade popular por
dc.subject Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Religioso por
dc.subject Sagrado por
dc.subject Crença e conhecimento por
dc.subject Pedagogia da pergunta por
dc.subject RELIGIÃO E EDUCAÇÃO por
dc.subject Popular religiosity eng
dc.subject National Curricular Parameters of Religious Education eng
dc.subject The sacred eng
dc.subject The belief and knowledge eng
dc.subject Pedagogy of the question eng
dc.title Religiosidade popular : uma análise dos PCNs do Ensino Religioso em confronto com a práxis pedagógica por
dc.type Dissertação por
dc.contributor.referee1 Wachs, Manfredo Carlos
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/8679182448370232 por
dc.contributor.referee2 Lopes, José Rogério
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/5121360004451480 por
dc.description.resumo Estudo que objetiva analisar a relação entre religiosidade popular e os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Religioso em confronto com a práxis pedagógica. A primeira parte aborda o surgimento da religiosidade popular procurando conceituá-la. Para isso foram realizadas no Grupo de pesquisa: Religiosidade Popular do Instituto de Teologia e Pastoral ITEPA observações de manifestações de religiosidade popular em diferentes locais e dessas observações foram realizados os diários de bordo. A pergunta sobre o que faz o ser humano buscar expressar de alguma forma sua religiosidade, assim como a busca de transcendência e o valor ao sagrado, finalizam esta primeira parte. A segunda parte procura compreender a religiosidade popular num sentido antropológico. Aborda a relação que o ser humano tem com o sagrado fortemente presente na religiosidade popular. Sendo que o sagrado é uma categoria presente em todas as religiões e é principalmente na religiosidade popular que as pessoas o expressam de forma bem criativa, com simplicidade, sem se preocuparem com os discursos teológicos das instituições. Neste sentido, traz-se duas experiências em sala de aula para mostrar que as manifestações de religiosidade popular estão presentes no cotidiano escolar. A partir das respostas encontradas nesta parte do trabalho surgem as questões referentes às crenças dos docentes e discentes e a relação com o conhecimento. Por isso é importante rever de que modo os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Religioso apresentam o tema da religiosidade popular. Através de uma experiência em sala de aula constata-se que há uma tensão entre crença e conhecimento. Para tentar contornar essa problemática propõe-se a pedagogia da pergunta, a qual vem demonstrar que o mais importante não são as respostas, mas os questionamentos. por
dc.publisher.country BR por
dc.publisher.department Teologia por
dc.publisher.program Programa de Teologia por
dc.publisher.initials EST por
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA por
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/1223752506044373 por
dc.contributor.advisor1 Klein, Remi
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6363213953832880 por


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