Repositório Faculdades EST

Vamos começar pelo fim?: a pedagogia cemiterial como projeto educativo no espaço escolar

Mostrar registro simples

dc.creator Rigo, Kate Fabiani
dc.date.accessioned 2016-07-25T15:36:20Z
dc.date.available 2015-12-10
dc.date.available 2016-07-25T15:36:20Z
dc.date.issued 2015-08-07
dc.identifier.citation RIGO, Kate Fabiani. Vamos começar pelo fim?: a pedagogia cemiterial como projeto educativo no espaço escolar. 2015. 212 f. Tese (Doutorado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2015. por
dc.identifier.uri http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/593
dc.description.abstract The goal of this dissertation is to present the Cemeterial Pedagogy as a proposal for action to be developed in primary education. The methodology chosen is founded on the meta-analysis of data from the 2010 Census, regarding the religious profile of Brazilian adolescents and on the virtual ethnographic research, through the monitoring of Community Facebook pages connected to the encouragement and extinction of self-injurious and suicidal behavior among Brazilian adolescents ages 13 to 17. The structure was divided into four distinct chapters. The first presents the individual, in the adolescent phase, based on the bio-ecological model of Bronfenbrenner and how this adolescent inserts him/herself in the faith stages and the Google God. The second verifies the perception of death and dying of the virtualized adolescent as well as his or her interaction with Community Facebook pages associated to the encouragement and extinction of self-injurious behavior. The third analyzes the importance of Religious Education as a curricular component that is compatible to the development of the theme of death and dying in the school space through the Cemeterial Pedagogy. Finally, the last chapter proposes a model of action for the application of the Cemeterial Pedagogy with adolescents in the school space. eng
dc.description.sponsorship Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.format application/pdf por
dc.language por por
dc.publisher Faculdades EST por
dc.rights Acesso Aberto por
dc.subject Pedagogia Cemiterial por
dc.subject Comportamento autolesivo por
dc.subject Suicídio juvenil por
dc.subject Facebook por
dc.subject Adolescente Virtualizado por
dc.subject RELIGIÃO E EDUCAÇÃO por
dc.subject Cemeterial pedagogy eng
dc.subject Self-injurious behavior eng
dc.subject Juvenile suicide eng
dc.subject Facebook eng
dc.subject Virtualized Adolescent eng
dc.title Vamos começar pelo fim?: a pedagogia cemiterial como projeto educativo no espaço escolar por
dc.type Tese por
dc.contributor.referee1 Streck, Gisela Isolde Waechter
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/3906144692619471 por
dc.contributor.referee2 Adam, Júlio Cézar
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/1768006061329443 por
dc.contributor.referee3 Kovács, Maria Júlia
dc.contributor.referee3Lattes http://lattes.cnpq.br/3630610578226144 por
dc.contributor.referee4 Borges, Vivian Roxo
dc.contributor.referee4Lattes http://lattes.cnpq.br/2967087857108400 por
dc.description.resumo A tese tem o objetivo de apresentar a Pedagogia Cemiterial como proposta de ação a ser desenvolvida no ensino básico. A metodologia escolhida fundamenta-se na metanálise de dados do Censo de 2010, referentes ao perfil religioso dos/das adolescentes brasileiros e na pesquisa etnográfica virtual, através do monitoramento de Páginas Comunitárias do Facebook ligadas ao incentivo e extinção do comportamento autolesivo e suicidário entre adolescentes brasileiros (as) de 13-17 anos de idade. A estrutura foi dividida em quatro capítulos distintos. O primeiro apresenta o indivíduo, na fase da adolescência, a partir do modelo bioecológico de Bronfenbrenner e como este se insere nos estágios da fé e o Deus Google. O segundo verifica a percepção de morte e morrer do/da adolescente virtualizado (a), bem como sua interação com as Páginas Comunitárias do Facebook associadas ao incentivo e extinção do comportamento autolesivo. O terceiro analisa a importância do Ensino Religioso como componente curricular compatível ao desenvolvimento do tema da morte e do morrer no espaço escolar através da Pedagogia Cemiterial. Por fim, o último capítulo propõe um modelo de ação para a aplicação da Pedagogia Cemiterial com adolescentes no espaço escolar. por
dc.publisher.country BR por
dc.publisher.department Teologia por
dc.publisher.program Programa de Teologia por
dc.publisher.initials EST por
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA por
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/8318476185104192 por
dc.contributor.advisor1 Wachholz, Wilhelm
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3084707254950329 por


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta