Faculdades EST Repository

Identidade étnico-racial no contexto das políticas de ação afirmativa

Show simple item record

dc.creator Lima, Francisco José Sousa
dc.date.accessioned 2016-06-17T20:33:33Z
dc.date.available 2008-02-28
dc.date.available 2016-06-17T20:33:33Z
dc.date.issued 2007-12-07
dc.identifier.citation LIMA, Francisco José Sousa. Identidade étnico-racial no contexto das políticas de ação afirmativa. 2007. 176 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2007. por
dc.identifier.uri http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/587
dc.description.abstract The present study has the objective of understanding the perception of being black amongst students who dlecare themselves so in order to have acces to undergraduate studies as beneficiaries of political affirmative actions in the University-For-All Program (PROUNI). The research was done with students who attend the Methodist University Center through the observation of their academic activities and individual interviews done in the Institution. Concepts such as race, racism and identity guided the theoretical framework of the research. and the notion of social representations operationalized the interpretation of the students discourses. This research indicates that even being classified as a member of an only black color/race community, the individuals notice their ethnic-racial identity diversely. That becomes evident when they have to criate narratives to explain their identity. Moreover, the socialization processes to which the individuals are submitted in different moments of their lives through the objective reality may modify the perception of their identity. eng
dc.format application/pdf por
dc.language por por
dc.publisher Faculdades EST por
dc.rights Acesso Aberto por
dc.subject Ensino superior por
dc.subject Ação afirmativa por
dc.subject Identidades por
dc.subject Raças por
dc.subject Negro por
dc.subject RELIGIÃO E EDUCAÇÃO por
dc.subject Undergraduate Studies eng
dc.subject Affirmative Action eng
dc.subject Identities eng
dc.subject Races eng
dc.subject Black eng
dc.title Identidade étnico-racial no contexto das políticas de ação afirmativa por
dc.type Dissertação por
dc.contributor.referee1 Streck, Gisela Isolde Waechter
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/3906144692619471 por
dc.contributor.referee2 Silva, Clemildo Anacleto da
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/8955379044409979 por
dc.description.resumo Este estudo foi realizado com o propósito de compreender a percepção sobre o ser negro que têm os estudantes que assim se autodeclararam para ter acesso ao ensino superior como beneficiários de políticas de ação afirmativa no Programa Universidade para Todos PROUNI. A pesquisa aconteceu com os estudantes do Centro Universitário Metodista através de observações das atividades acadêmicas e, especificamente, de entrevistas individuais realizadas nesta própria instituição. As idéias de raça, racismo e identidade serviram de orientação teórica, assim como o conceito representações sociais operacionalizou as interpretações dos discursos dos estudantes. A pesquisa indica que, mesmo se classificando como pertencentes a uma só cor/raça negra, os indivíduos percebem de maneira diversa a sua identidade étnicoracial, que se evidencia quando estes elaboram as narrativas para explicitá-la. Também que os processos de socialização que se impõem ao indivíduo nos diferentes momentos pela realidade objetiva implicam em possibilidades de modificação da percepção da sua identidade. por
dc.publisher.country BR por
dc.publisher.department Teologia por
dc.publisher.program Programa de Teologia por
dc.publisher.initials EST por
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA por
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2277960137529802 por
dc.contributor.advisor1 Rodolpho, Adriane Luisa
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8870369958030574 por


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account