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O atual discurso teológico-musical na Igreja Presbiteriana Independente de Botucatu: possibilidades e limites para uma renovação litúrgica brasileira

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dc.creator Alano, Josely de Moraes Antonio
dc.date.accessioned 2016-07-25T15:41:30Z
dc.date.available 2015-07-17
dc.date.available 2016-07-25T15:41:30Z
dc.date.issued 2014-03-10
dc.identifier.citation ALANO, Josely de Moraes Antonio. O atual discurso teológico-musical na Igreja Presbiteriana Independente de Botucatu: possibilidades e limites para uma renovação litúrgica brasileira. 2014. 216 f. Tese (Doutorado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2014. por
dc.identifier.uri http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/549
dc.description.abstract Defining as hybrid and intrinsic to the post-modernity the question of the current theological-musical speech practiced in the Independent Presbyterian Church of Botucatu IPCBOT, besides being essential to this comprehension, it becomes plausible when revealed to the musical reality in the churches and the theological ways that surround the liturgy in the Christian cult space. As an heiress of the reformation during the XVI century, and in Brazil, consequence of the North-American Presbyterian missions, the Independent Presbyterian Church of Brazil (IPCB) obtained its own identity in 1903, when a schism divided the Presbyterian Church (PC), originating the IPCB. At the first chapter, it is delineated the history of the IPCB and its liturgical structure, as well as the musical groups currently acting in this church. At the second chapter it was aimed to understand the mainly concepts that guide the defense of the hybridism process present in the theological-musical imaginary construction in the IPIBOT. At the third chapter it was developed a brief panorama of the theological and musical movements, which supported by the ideal dialogue of the church with the culture and social reality of the country, culminated in the current liturgical reality of the church, the intimacy with the reformed Presbyterian identity and the gospel culture. At the fourth and last chapter, it was approached, analyzing the theological-musical speech, the possibility of the imaginary that these days confers identity to the IPCBOT as a hybridism result, by the tripartite analysis of the musical work, methodologically supported on the musical semiology propose of Jacques Nattiez and Jean Molino. In this respect, based on the theological-musical speech, it is expected that this research contributes for the reflection of the music mission in a cult as a space of multiple facets, former of this imaginary and the transformations via the theological renovation, inquiring the possibilities and limits for a Brazilian liturgical improvement, inside and outside the reformed churches. eng
dc.description.sponsorship Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.format application/pdf por
dc.language por por
dc.publisher Faculdades EST por
dc.rights Acesso Aberto por
dc.subject Calvinismo por
dc.subject Hibridismo por
dc.subject Liturgia por
dc.subject Pós-modernidade por
dc.subject Semiologia por
dc.subject TEOLOGIA PRÁTICA por
dc.subject Calvinism eng
dc.subject Hybridism eng
dc.subject Liturgy eng
dc.subject Post-modernity eng
dc.subject Semiology eng
dc.title O atual discurso teológico-musical na Igreja Presbiteriana Independente de Botucatu: possibilidades e limites para uma renovação litúrgica brasileira por
dc.type Tese por
dc.contributor.referee1 Adam, Júlio Cézar
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/1768006061329443 por
dc.contributor.referee2 Scheunemann, Arno Vorpagel
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/0626500090053983 por
dc.contributor.referee3 Rieth, Ricardo Willy
dc.contributor.referee3Lattes http://lattes.cnpq.br/2854589063294139 por
dc.contributor.referee4 Eberle, Soraya Heinrich
dc.contributor.referee4Lattes http://lattes.cnpq.br/9898369522601349 por
dc.description.resumo Uma análise do atual discurso teológico-musical presente no espaço do culto da Igreja Presbiteriana Independente de Botucatu IPIBot é o objeto deste trabalho. Este discurso demonstra aspectos híbridos na estrutura litúrgica desta igreja, aspectos estes oriundos tanto do universo musical quanto teológico, e que entendemos serem característicos da cultura pós-moderna. A presença de outras expressões artísticas, que não somente o canto ou instrumento, como por exemplo, o órgão, neste caso a arte circense e a dança, ambas no espaço do culto, apontam para transformações na cultura litúrgica e talvez em novas formas de expressão da igreja como um todo. A análise destes elementos presentes no culto da IPIBot foi feita por meio de levantamento histórico e litúrgico através de boletins e documentos da igreja, bem como da participação da autora como membro da mesma. A IPIBot assimilou em parte a chamada cultura gospel como forma de sobrevivência diante da multiplicidade de igrejas no universo religioso atual, sem perder o contato com a tradição, seu principal instrumento para conferir a identidade presbiteriana reformada que lhe é peculiar. Desta forma, caracteriza-se o hibridismo como uma estratégia de adaptação à pós-modernidade sem, no entanto, gerar novas formas litúrgicas que se constituam como modelo de igreja. Caracteriza-se o discurso musical como principal elemento catalisador deste hibridismo, formador de um imaginário teológico-musical que sustenta a tradição junto à nova tendência pós-moderna e que confere identidade à IPIBot. Desta forma, esperamos contribuir para a reflexão do papel da música no culto como espaço de múltiplas faces, formador deste imaginário e das transformações pela renovação teológica, averiguando as possibilidades e limites para uma renovação litúrgica brasileira, dentro e fora do âmbito das igrejas de origem reformada. por
dc.publisher.country BR por
dc.publisher.department Teologia por
dc.publisher.program Programa de Teologia por
dc.publisher.initials EST por
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA por
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/8448220932933357 por
dc.contributor.advisor1 Gaede Neto, Rodolfo
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8020748256904139 por


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