Faculdades EST Repository

O ensino da filosofia: a prática da leitura na educação do 9º ano

Show simple item record

dc.creator Silva, Maria de Lourdes dos Santos
dc.date.accessioned 2016-07-25T15:21:07Z
dc.date.available 2015-05-13
dc.date.available 2016-07-25T15:21:07Z
dc.date.issued 2015-01-05
dc.identifier.citation SILVA, Maria de Lourdes dos Santos. O ensino da filosofia: a prática da leitura na educação do 9º ano. 2015. 65 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2015. por
dc.identifier.uri http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/512
dc.description.abstract The goal of this paper is to analyze the importance of teaching Philosophy and of the practice of Reading in Education in 9th grade, as a support for learning for the creative, cognitive and social development of the students and as a basic element for a balanced and conscious growth. Based on a substantiated bibliographic research, mainly, on the studies of Kohan (2002), Freire (1996), Cagliari (1998), Santaella (2004), Piaget (2011) and Kleiman (1995) we sought to verify the practice of reading, emphasizing the act of reading as a process for codifying Writing, and at the same time, analyze the discipline of Philosophy as knowledge for the student to awaken a critical thinking about the reality that surrounds him/her. The work also makes reference to the methodology of the professor used to associate philosophic knowledge to the current practices of Reading in the classroom. Thus it was possible to observe more clearly how the process of teaching and learning Reading and Philosophy in the school as part of the life of the students in learning institutions takes place. To educate, however, demands the construction and growth of the individual as a whole being. eng
dc.format application/pdf por
dc.language por por
dc.publisher Faculdades EST por
dc.rights Acesso Aberto por
dc.subject Filosofia por
dc.subject Professor por
dc.subject Leitura por
dc.subject Ensino por
dc.subject Aprendizagem por
dc.subject ÉTICA E GESTÃO por
dc.subject Philosophy eng
dc.subject Professor eng
dc.subject Reading eng
dc.subject Teaching eng
dc.subject Learning eng
dc.title O ensino da filosofia: a prática da leitura na educação do 9º ano por
dc.type Dissertação por
dc.contributor.referee1 Reblin, Iuri Andréas
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/4008773551065957 por
dc.description.resumo Este trabalho tem como objetivo analisar a importância do ensino da Filosofia e a prática da Leitura na Educação do 9º ano, como suporte na aprendizagem para o desenvolvimento criativo, cognitivo e social dos estudantes e como elemento básico para o crescimento equilibrado e consciente. A partir de uma pesquisa bibliográfica fundamentada, sobretudo, nos estudos de, Kohan (2002), Freire (1996), Cagliari (1998), Santaella (2004), Piaget (2011) e Kleiman (1995) procurou-se verificar a prática da leitura, enfatizando o ato de ler como processo para codificação da Escrita e, ao mesmo tempo e analisar a disciplina de Filosofia como conhecimento para que o aluno possa despertar um pensamento crítico sobre a realidade que o cerca. O trabalho também faz referência à metodologia do professor para associar o conhecimento filosófico com as práticas atuais de Leitura em sala de aula e, assim, pôde-se observar com mais nitidez como se efetiva o processo de ensino e aprendizagem da Leitura e da Filosofia na escola como parte da vida dos alunos nas instituições de ensino.Educar, porém, requer construção e crescimento do indivíduo como ser integral. por
dc.publisher.country BR por
dc.publisher.department Teologia por
dc.publisher.program Programa de Teologia por
dc.publisher.initials EST por
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA por
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2958902337303316 por
dc.contributor.advisor1 Schmitt, Flavio
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4051638587142121 por


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account